É na lisboeta Praça do Império, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, que arranca este sábado, 17, a 79ª edição da Volta a Espanha em bicicleta. Depois de uma única passagem por Portugal, em 1997, com o objetivo de ajudar à promoção internacional da Expo’98, a Vuelta regressa às estradas nacionais, nas três primeiras etapas de 2024, outra vez com o propósito de atrair turistas a este lado da Península Ibérica, mas agora com o aliciante extra de contar com um português entre os candidatos à vitória. Confirmado na última segunda-feira como um dos líderes da poderosa UAE Team-Emirates na corrida, a par do britânico Adam Yates, João Almeida não só dará as primeiras pedaladas no seu país natal como passará com o pelotão à porta de casa, uma vez que as Caldas da Rainha fazem parte da vintena de municípios por onde vai passar a imensa caravana antes da travessia de fronteira.
“É um sonho começar uma grande volta em Portugal. Estou muito feliz por sair de Lisboa e passar pela minha terra natal”, afirmou o natural de A-dos-Francos, citado na página oficial da equipa, encarando todo este contexto como “talvez uma oportunidade única na vida”.
“Estou muito feliz por sair de Lisboa e passar pela minha terra natal”, diz o ciclista de A-dos-Francos, que ajudou Pogacar a vencer o Tour e vai atrás do pódio na Vuelta