A Finnair, a maior companhia aérea da Finlândia, está a pesar passageiros – todos em formato voluntário – antes de embarcarem no avião. Até à manhã de quinta-feira, mais de 800 passageiros já tinham aceitado ser pesados na porta de embarque pertencente ao seu voo.
Estas pesagens voluntárias fazem parte de um projeto da empresa (e de uma atualização de pesagens necessária, já explicamos), que começou na última segunda-feira e pretende aperfeiçoar as estimativas de peso dos aviões antes da descolagem. De acordo com Päivyt Tallqvist, vice-presidente de comunicações da companhia finlandesa, que falou com a CNN, estas medições são efetuadas de forma anónima, ou seja, apenas o funcionário que está na porta de embarque tem acesso ao peso do passageiro, e não é permitido relacioná-lo com qualquer dado pessoal do viajante.
Segundo Tallqvist, o objetivo é recolher dados sobre o peso médio dos passageiros e das suas bagagens de mão “para efeitos de cálculo do equilíbrio e do desempenho das aeronaves, necessários para a operação segura dos voos”.
A empresa pretende pesar, até ao fim de fevereiro, 1200 passageiros, e entre abril e maio vai voltar a fazê-lo, separando os dados em cada estação: é que os passageiros usam, geralmente, roupas e casacos mais pesados durante o tempo (muito) frio na Finlândia.
E, até agora, o projeto está a correr muito bem, assegura a representante da empresa. A companhia lançou um inquérito aos clientes da Finnair através das redes sociais e da sua aplicação, “e os primeiros voluntários pediram proativamente para participar”, garante Tallqvist, que diz ainda ter ficado “positivamente surpreendida com o número de voluntários” dispostos a serem pesados antes de viajarem.
Pesar os passageiros antes dos voos para quê?
Cada avião tem um peso máximo definido para uma descolagem segura, sendo que este peso inclui, claro, o peso de todas as pessoas a bordo, e é calculado pelas companhias aéreas antes de cada descolagem, juntamente com o centro de gravidade da aeronave.
O peso e o sistema de trim – que permite ajustar as superfícies de controlo (direção) para manter a aeronave equilibrada – podem afetar o lugar onde os passageiros se podem sentar e, em alguns casos, até o número de passageiros permitido a bordo e a quantidade de bagagem que pode ser colocada no porão.
As companhias aéreas utilizam geralmente os pesos médios dos passageiros fornecidos pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação. Contudo, também é permitido que as empresas se sirvam das suas próprias pesagens, desde que estejam aprovadas pela organização.
A Finnair é um desses exemplos: desde 2018, utiliza as suas próprias pesagens, que devem ser atualizadas de cinco em cinco anos. Depois de concluídos os processos de pesagens, a empresa calculará um peso médio e enviará os dados à Agência Finlandesa dos Transportes e Comunicações, para verificação. O objetivo é que estes valores sejam utilizados para os cálculos de carga já a partir de 2025 (e que servirão até 2030).