Esta segunda-feira, Chiara Ferragni recorreu às redes sociais para fazer um pedido público de desculpas, depois de ter sido multada em mais de um milhão de euros por práticas desleais através das suas empresas. Segundo informação revelada na sexta-feira, a Autoridade italiana de Garantia da Concorrência ao Mercado (AGCOM) acusou a influenciadora digital, com perto de 30 milhões de seguidores no Instagram, de “prática comercial incorreta”.
A campanha enganadora
No Natal de 2022, Chiara Ferragni associou a sua marca pessoal ao fabricante de bolos Bolocco. Na campanha de comunicação, era anunciado que os consumidores que comprassem o pandoro – bolo tradicional italiano, o que, graças a uma parceria com as duas marcas, implicaria ajudar na angariação de donativos para o Hospital Regina Margherita de Torino, dedicado a cuidados pediátricos. Contudo, a doação de valores angariados não se verificou e a AGCM multou tanto a influenciadora como o fabricante de bolos.
A Fenice e a TBS Crew, marcas que gerem os direitos de imagem de Ferragni, não executaram qualquer transferência para o hospital, apesar de a influenciadora ter arrecadado cerca de um milhão de euros com a campanha. Por isso, as autoridades multaram as empresas de Chiara Ferragni em 400 mil e 675 mil euros, respetivamente. Já a Bolocco, que fez uma doação ao hospital de 50 mil euros antes da campanha ter sido anunciada, foi sancionada em 420 mil euros por não ter dado a parte do valor angariado pela venda dos bolos comunicados em parceria com a influenciadora.
O pedido de desculpas
Após o caso se ter tornado público, Chiara Ferragni decidiu reagir. A influenciadora publicou um vídeo no qual faz um pedido de desculpas e se compromete a tomar uma atitude. “Sempre estive convencida de que quem tem mais sorte tem a responsabilidade moral de fazer o bem”, começa por escrever na publicação. “Esses são os valores que sempre me motivaram a mim e à minha família. Isto é o que ensinamos aos nossos filhos. Também lhes ensinamos que erros podem ser cometidos e que, quando isso acontece, os devemos admitir e, se possível, remediar o erro cometido e valorizá-lo”.
Por fim, a influenciadora italiana diz-se emocionalmente afetada pelo erro de comunicação da campanha, pela falha na entrega do donativo e garante uma doação ao hospital ao qual tinha prometido ajuda neste Natal. “É isso que quero fazer agora. Pedir desculpa e dar corpo a este meu gesto: doarei um milhão de euros a Regina Margherita para apoiar o cuidado das crianças”.