Alguma vez sentiu atração por alguém, mas desinteressou-se no preciso momento em que a outra pessoa começou a mostrar interesse? Se sim, saiba que agora existe um termo para situações deste género: “frog-ization”.
Esta palavra surgiu no Japão entre a geração Z (nascidos entre a segunda metade da década de 1990 e o ano de 2010) e está a tomar de assalto redes sociais como o TikTok. É formada pelos termos “frog”, que significa sapo em português, e por um sufixo que atribui as propriedades de verbo a um nome. Dessa forma pretende demonstrar o inverso do que acontece no conto tradicional “O Príncipe Sapo”, cuja versão mais conhecida é a dos irmãos Grimm. Ao contrário do que acontece nesta história, em que um sapo se transforma em príncipe após um beijo, o “frog-ization” indica que alguém atraente deixou de o ser.
Um estudo realizado entre 8 e 14 de maio deste ano pela Zsouken, que estuda a geração Z, inquiriu 950 japoneses desta faixa etária sobre a palavra que atualmente está mais em voga. “Frog-ization” foi a mais escolhida, o que pode ser um indicador de que muitos jovens-adultos se sentem “vítimas” deste fenómeno. A forma como se está a expandir nas redes sociais a ser utilizada noutros países demonstra que se pode tratar de algo mais comum do que se julga.