1.
Estar atento aos sinais
Todos os especialistas que falaram com a VISÃO sublinharam a importância de avaliar e monitorizar o bem-estar dos trabalhadores, estando atento a sinais de cansaço. Para isso, referem ser preciso perceber se os colaboradores de uma empresa são suficientes para desenvolver o trabalho pretendido e encontrar tempo “para ouvir as pessoas”, dar-lhes voz, promover momentos de partilha e escuta ativa com segurança psicológica, mostrar interesse e adotar uma comunicação fluida e com proximidade.
2.
Oferecer ajuda
O Manual de Boas Práticas do Laboratório Português de Ambientes de Trabalho Saudáveis (LABPATS) aconselha a realizar, de forma regular, “ações de sensibilização e de formação na área da literacia em saúde psicológica e social, incluindo a promoção do autocuidado enquanto cultura do ecossistema”. Sandrine Veríssimo, diretora regional da Hays, afirma conhecer várias grandes empresas onde já são oferecidos aos trabalhadores cursos de ioga, acesso a ginásios, massagens e consultas de psicologia.