A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu 4.230 quilos de cocaína no porto de Setúbal, que tinham chegado a Portugal, na passada quinta-feira, dia 27, dissimulados num grande carregamento de bananas, proveniente da Colômbia.
A operação conjunta das autoridades colombianas e portuguesas permitiu localizar este estupefaciente, transportado através de uma estratégia que, alegadamente, também era utilizada pelo cartel dos Olivais, controlado pelo português Rúben Oliveira (conhecido como Xuxas).
A apreensão foi confirmada pelo ministro da Defesa da Colômbia, Iván Velásquez Gómez, que, no Twitter, aproveitou para dar os parabéns às Forças Militares e à Polícia Nacional do seu país pelo resultado alcançado nesta operação.
O governante colombiano acrescentou ainda que a carga, que continha mais de quatro toneladas de cocaína, tinha saído de um dos portos do Golfo de Urabá – na região de Antioquia –, um “ponto vermelho” de narcotráfico naquele país sul-americano, conhecido por ser controlado pelo grupo paramilitar denominado Clan del Golfo.
Os 4.230 quilos de cocaína foram encontrados no porto de Setúbal, já depois de ter sido retirado do navio em que tinha atravessado o Atlântico. A droga apreendida tem um valor de mercado estimado entre os €115 e os €135 milhões. Não há, para já, registo de qualquer detenção.
A PJ deve prestar mais esclarecimentos sobre este assunto nas próximas horas.