Erotismo que fica no ouvido. Bem-vindo ao mundo da ASMR

A experiência sensorial é desencadeada naturalmente por estímulos, auditivos e visuais, interpretados pelo cérebro como apelativos

Erotismo que fica no ouvido. Bem-vindo ao mundo da ASMR

Está tudo na cabeça. E na de um adepto de “orgasmos cerebrais”, parte do gozo encontra-se na antecipação do êxtase, ao qual se chega pela porta acústica e visual. A festa dos sentidos, em todo o seu esplendor. Bem-vindos ao cativante mundo dos vídeos, músicas e podcasts com temas eróticos, agora com um novo twist: a ASMR (sigla inglesa para Resposta Sensorial Autónoma do Meridiano).

Na prática, é uma reação fisiológica, descrita como um formigueiro ou dormência agradável no couro cabeludo e na nuca, mas que pode estender-se à coluna e fazer-se acompanhar de estados de relaxamento, euforia e prazer.

A experiência sensorial é desencadeada naturalmente por estímulos, auditivos e visuais, interpretados pelo cérebro como apelativos (alguém a manusear objetos de uma certa forma, sons do ambiente ou de equipamentos a funcionar, por exemplo), mas pode ser induzida e, se os gatilhos forem de cariz sexual, levar a estados de excitação e a novos planaltos de satisfação íntima.

Os vídeos curtos, playlists musicais e podcasts, produzidos por artistas ASMR (“ASMRtists”) com este fim, estão a tornar-se virais, à semelhança dos seus antecessores, no Youtube, que ainda não tinham a libido em mente. O segredo da nova tendência, nas redes sociais e plataformas de streaming, está nos conteúdos, criados para abrir as portas da perceção – as pupilas e o tímpano – e despertar a kundalini, e nos microfones binaurais, que ampliam os sussurros marotos, os sons de lambidelas e as histórias porn (mais soft ou mais hard), para uma experiência mais imersiva.

As atmosferas eróticas, cenários e performances exóticas e intimistas, desenhadas à medida dos fetiches de cada um, têm um poder hipnótico. Assim que a “pastilha erótica” ASMR “bate”, surgem as sensações de “pica”, de arrebatamento e de êxtase, já que o cérebro fica inundado de dopamina, endorfinas e outras substâncias que geram satisfação. Não admira que os adeptos do ASMR queiram lá voltar para mais.

“Sexual healing”

“Posso contar-te um segredo?” Assim começam os áudios do podcast ASMR Erotica. O flirt, em inglês, aparece sob a forma de fantasias, sussurradas, que proporcionam momentos sublimes, capazes de levar quem as ouve ao nirvana.

Este, e outros, disponíveis nas plataformas de streaming como o Spotify, depressa se convertem em companheiros de viagem, ou de cabeceira e, não raras vezes, passam a ser o “convidado desejado” na intimidade dos parceiros.

No Youtube, a plataforma “mãe” do fenómeno, abundam os canais que oferecem doses de surpresa e deleite para olhos e ouvidos. O limite é o da imaginação: arranhar, tocar e massajar todo o tipo de materiais, de forma a evocarem a luxúria; soprar, suspirar ou, ainda, trincar e mastigar alimentos.

O canal ASMR Amy, por exemplo, não deixa ninguém indiferente: numa indumentária sensual, o teasing da artista seduz: ela explora formas, texturas e sonoridades de objetos e do seu próprio corpo, enquanto sussurra mensagens doces ou escaldantes ao destinatário (no singular, leu bem, pois mesmo que os inscritos sejam muitos, cada um se sente o único enquanto assiste), dando um outro impulso aos caminhos da masturbação.

Os vídeos do canal ASMR Erotic cobrem uma série de tópicos: beijos na boca lentos entre duas jovens, mulheres, cujos rostos são parcial ou totalmente visíveis, a estimularem a parte superior do corpo, exibindo a língua e dando instruções mais ou menos explícitas, convidando o corpo e a cabeça a estremecer. 

Quem prefere o efeito gerado apenas pelo áudio, tem ao seu dispor inúmeras playlists musicais, como o Tantra & Pleasure, em que as atmosferas sensuais (a fazer lembrar as bandas sonoras de As 50 Sombras de Grey e afins) são condimentadas com vozes suaves, suspiros e gemidos, que apimentam e expandem a experiência sensorial.

Com a mente liberta

A investigadora norte-americana formada em artes, Emma Leigh, dedica-se a estudar a sexualidade mediada pela ASMR (performances íntimas que envolvem o toque e os afetos, em vídeos e jogos). Num artigo publicado na Wired, Leigh referiu que o valor acrescentado destas práticas está em não se centrarem no sexo pelo sexo, investindo mais na dimensão do erotismo.

No mesmo artigo, abordam-se facetas menos normativas da sexualidade, personificadas em artistas ASMR como Eduardo, “ator vocal” e criador de conteúdos e performances eróticas, que tanto agradam ao público feminino como ao masculino com orientação gay.  

Os vídeos curtos, playlists musicais e podcasts eróticos estão a tornar-se virais, à semelhança dos seus antecessores, no Youtube, que ainda não tinham a libido em mente

“O tom, a intensidade e o ritmo dos estímulos sonoros e visuais ativam áreas diferenciadas do córtex cerebral e têm um impacto no nosso corpo, mesmo quando não temos consciência disso”, esclarece o psicólogo e ex-sonoplasta da TSF, Mésicles Hélin Berenguel.

Autor de uma tese de mestrado em neuropsicologia, sobre as emoções e o som, ele explica o que nos faz gostar tanto da experiência da ASMR, vista como um condimento imprescindível para outros voos: “O foco intensificado na situação e no momento ‘apaga’ o córtex orbitofrontal, responsável pelo juízo crítico, e liberta a mente dos fantasmas do passado; assim, é possível tirar mais partido e proveito das sensações.” Além disso,

para Berenguel, “a música tem uma dimensão intelectual e emocional e desencadeia um leque diversificado de emoções e estados fisiológicos, à semelhança do que acontece numa relação sexual”. Aliás, as harmonias sonoras têm influência no ritmo da respiração, na frequência cardíaca e nos estados sensoriais: o tango é um bom exemplo, uma vez que “alia momentos calmos e de sedução ao fulgor e virilidade do acordeão”. Quanto à voz, “o tom moderadamente grave e o sussurro têm o efeito de aconchegar e suscitar arrepios involuntários, sendo um elemento-chave no contexto sexual, erótico e amoroso.”

Entretanto, as marcas têm vindo a incorporar a ASMR nas suas campanhas de marketing (IKEA, Netflix, Coca Cola, Apple, McDonald’s, entre outras), as aplicações de saúde mental como a Better Help não a dispensam e, mais entusiasmante ainda, a tendência floresce no admirável mundo dos brinquedos sexuais.

Mais do que sexo

O psiquiatra Tomás Teodoro tomou conhecimento do fenómeno percetivo e emocional através dos pacientes, que o descrevem como interessante e útil, além de “evocar sentimentos de proximidade”.

Mostrando-se aberto às suas potencialidades, o médico acrescenta que “nem todos experienciam estas respostas do sistema nervoso autónomo da mesma forma, por depender da sensibilidade de cada um.”

Os cientistas despertaram para o fenómeno há sete anos, com resultados promissores: ligações neuronais eram mais intensas no córtex occipital, frontal e temporal e com um aumento da atividade da medula espinhal, com relatos de conforto e de intimidade “real”.

Ainda não há evidências científicas sobre ASMR e a libido, e talvez nem seja preciso. Todas as formas de chegar aos píncaros são bem-vindas.

Na sociedade digital que hoje conhecemos, saturada de estímulos, o apelo da ASMR sugere que estamos sedentos de novas dinâmicas. Espera-se que, através dela, os sentidos se agucem, se amplie o bem-estar e se tenham experiências mais vibrantes, também no sexo, com um lugar especial para os sentimentos de intimidade e consolo, os grandes afrodisíacos nos tempos que correm.

Entradas para chegar ao “Oh!”

No universo ASMR, há opções para todos: músicas eróticas, fantasias sussurradas, vídeos sugestivos com gestos e sons de preliminares e histórias que potenciam orgasmos multissensoriais. Descubra algumas

Sexual Therapy
Playlist com 20 músicas sensuais para fazer amor, combinadas com sons eróticos ASMR (Spotify)

ASMR Erotic
Canal do Youtube: incentivos femininos com preliminares (beijos na boca, estimulação de partes do corpo)

Tantra & Pleasure
Música com sonoridades de ioga e meditação e suspiros e vozes em atividades sexuais (Spotify)

ASMR Amy
Os vídeos da artista dirigem-se a voyeurs. Teasing com mensagens eróticas sussurradas e role-play corporal (Youtube)

ASMR Contos Eróticos para Mulheres 
“Meditações” guiadas em português do Brasil, que usam linguagem explícita e prontos a “excitar” (no Telegram)

ASMR Eduardo
O artista cria conteúdos à medida e é popular pelos vídeos ASMR e POV com encenações eróticas (Youtube)

*Os vídeos, playlists e podcasts podem estar noutras plataformas, além das citadas

Palavras-chave:

Mais na Visão

Mais Notícias

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Lucas de “Casados à Primeira Vista” voltou a casar-se. As imagens da cerimónia

Lucas de “Casados à Primeira Vista” voltou a casar-se. As imagens da cerimónia

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Caras conhecidas atentas a tendências

Caras conhecidas atentas a tendências

Meta perde 3,8 mil milhões de dólares em Realidade Aumentada e Realidade Virtual

Meta perde 3,8 mil milhões de dólares em Realidade Aumentada e Realidade Virtual

Famosos na apresentação das novidades do mundo da beleza

Famosos na apresentação das novidades do mundo da beleza

Formula E mostra Gen3 Evo: 0 aos 100 km/h em menos de dois segundos

Formula E mostra Gen3 Evo: 0 aos 100 km/h em menos de dois segundos

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Tapisco: O balcão de Henrique Sá Pessoa tem uma nova ementa

Tapisco: O balcão de Henrique Sá Pessoa tem uma nova ementa

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Viver 100 anos (ou mais): Como a ciência portuguesa está a descobrir os segredos da longevidade

Viver 100 anos (ou mais): Como a ciência portuguesa está a descobrir os segredos da longevidade

Prepare a mesa para refeições em família

Prepare a mesa para refeições em família

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

China desenvolve o atlas lunar com “o maior detalhe de sempre”

China desenvolve o atlas lunar com “o maior detalhe de sempre”

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Máxima e Guilherme dos Países Baixos celebram o

Máxima e Guilherme dos Países Baixos celebram o "Dia do Rei" com as filhas e junto da população

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

TVI estreia série baseada em caso que chocou o país: saiba tudo sobre “A Filha”

TVI estreia série baseada em caso que chocou o país: saiba tudo sobre “A Filha”

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Azores Eco Rallye: Guerrini e Prusak vencem ao ‘cair do pano’

Azores Eco Rallye: Guerrini e Prusak vencem ao ‘cair do pano’

Famosos na Avenida para celebrar o 25 de Abril

Famosos na Avenida para celebrar o 25 de Abril

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Receita de Bolo de maracujá, por Fabiana Pragier

Receita de Bolo de maracujá, por Fabiana Pragier

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Vamos falar de castas?

Vamos falar de castas?

Cláudia Vieira junta-se a marca de

Cláudia Vieira junta-se a marca de "swimwear" para celebrar o Dia da Mãe

Em “Cacau”: Vitória ajuda Júlia a divorciar-se de Salomão

Em “Cacau”: Vitória ajuda Júlia a divorciar-se de Salomão

As celebridades que festejaram na Avenida o 25 de Abril

As celebridades que festejaram na Avenida o 25 de Abril

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Pagamentos com cartões explicados a

Pagamentos com cartões explicados a "principiantes"

O tom de batom que está de volta e todas queremos usar

O tom de batom que está de volta e todas queremos usar

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites