Ensiná-las a aceitar as diferenças, conhecer os seus interesses, perceber se manipulam a própria imagem e ajudá-las a lidar com o bullying são alguns dos tópicos que é preciso considerar para melhorar a autoestima e a autoimagem das crianças.
Ivone Patrão, psicóloga clínica e da saúde e docente e investigadora do ISPA, explica em nove temas, num vídeo gravado para os leitores da VISÃO, como se pode contribuir para que os nossos filhos tenham mais amor-próprio. Como podemos ajudá-los, em pequenos, a construir uma autoestima que lhes será, certamente, muito útil quando crescerem.
A autoestima e a autoimagem são o tema do livro infantil “O Grande Salto do Ouriço Bernardo”, para crianças entre os três e os dez anos, que Ivone Patrão escreveu em coautoria com Filipa Pimenta, também psicóloga clínica e da saúde e docente e investigadora do ISPA. No livro, da editora PACTOR Kids, as autoras contam uma história infantil para as crianças aprenderem a aceitar e a valorizar as diferenças, com dicas parentais para o efeito.