Só reparamos que Ira está de ténis quando chegamos à praia e ela, sempre de prancha de surf debaixo do braço e de olho nas ondas, não hesita em pisar a areia molhada. É interessante o poder da sugestão. Podíamos jurar que a ucraniana tinha dado a entrevista descalça ou no máximo de chinelos, porque nos ficara na memória a frase “If you’re not barefoot, then you’re overdressed“, pintada numa placa de madeira junto à porta do cowork do Hi Arrifana Destination Hostel, a dez minutos de carro de Aljezur.
“Se não estiver descalço, está demasiado bem vestido”, tínhamos traduzido mentalmente nessa manhã. E não demoraríamos a concluir que esta frase-cliché tanto faz sentido à entrada daquela sala criada a pensar nos nómadas digitais como na praia ali tão próxima.
Tomáš Zert
38 anos, checo
O QUE FAZ
É fotógrafo, mas ultimamente vive sobretudo dos trabalhos de edição de fotografia e de vídeo que faz para outras pessoas
É NÓMADA PORQUE
Está a tentar viver a vida como se estivesse de férias. E cita o poema Invictus para se justificar: “Sou o comandante da minha alma”