A corrida aos bilhetes para os concertos dos Coldplay, agendados para maio de 2023, fez com que, mesmo antes de esgotarem, já houvesse bilhetes à venda em sites muito acima do valor oficial.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) vai ter como prioridade a monitorização da venda de bilhetes no mercado negro e irá denunciar ao Ministério Público os sites que vendam ingressos acima do preço estipulado.
Nos mercados online, os valores atingem, no limite máximo, mais de 400€, quando os bilhetes, em bilheteira, custaram, no máximo, 150€. Segundo o Jornal de Notícias, o site Viagogo, página especializada em bilhetes para eventos culturais e desportivos, é um desse exemplos.
Pedro Portugal Gaspar, inspetor-geral da ASAE, ao mesmo jornal, alerta que esta prática é considerada um crime de especulação e que já surgiram várias queixas contra o Viagogo. Pedro Portugal Gaspar garante que a ASAE vai “monitorizar o mercado secundário” da venda de ingressos e que os concertos dos Coldplay estarão no topo das prioridades dos inspetores.
“Vamos fazer uma nova queixa relativamente aos bilhetes para os Coldplay. Já há vários inquéritos a decorrer”, refere.