O tempo de exposição online, como detetar sinais de alarme ou ter a noção de que o aborrecimento é o primeiro passo para a criatividade são alguns dos temas a ter em conta na relação das crianças com a internet.
Ivone Patrão, psicóloga clínica e da saúde e docente e investigadora do ISPA, explica em oito tópicos, num vídeo gravado para os leitores da VISÃO, como promover um comportamento saudável nas crianças quando em contacto com o mundo tecnológico que nos rodeia. Ideias simples para que os mais pequenos aproveitem os ecrãs sem exageros para lá do recomendado.
Os videojogos e os comportamentos online são o tema do livro infantil “O Pássaro Nimas Dá Asas à Diversão”, para crianças entre os três e os dez anos, que Ivone Patrão escreveu em coautoria com Filipa Pimenta, também psicóloga clínica e da saúde e docente e investigadora do ISPA. No livro, da editora PACTOR Kids, as autoras contam uma história em que apresentam os cuidados a ter com a internet e sugerem algumas ideias para contornar os riscos e tirar o melhor proveito de um meio do qual não há forma de escapar, nos dias que correm.