A NASA garantiu, esta sexta-feira, que não há qualquer risco de o asteroide Apophis, também conhecido como “Lorde do Caos”, em homenagem ao deus egípcio, atingir o planeta Terra nos próximos cem anos, pelo menos. Descoberto em 2004, o asteroide tem mais de 300 metros de comprimento e 41 milhões de toneladas.
Este era um dos asteroides mais temidos pela agência espacial norte-americana, que afirmou agora, a partir da análise de imagens de radar, que permitiu obter novas informações acerca da sua órbita, que, afinal, este asteroide será inofensivo durante os próximos tempos. “Estudos confirmam que não há risco de o asteroide 99942 Apophis impactar a Terra por, pelo menos, outro século.”, lê-se, numa publicação do Twitter.
Segundo os cientistas, as imagens de radar, obtidas a 5 de março, a 17 milhões de distância, permitiram ver este corpo rochoso com muito boa resolução.
Inicialmente, os cientistas, depois dos primeiros cálculos, referiram que havia um risco de 2,7% de o Apophis colidir com a Terra em abril de 2029, curiosamente numa sexta-feira 13 — a partir de 1% já é razão suficiente para haver preocupação. Uma nova avaliação da sua trajetória adiou o risco de impacto para 2036, com uma probabilidade de um em 100 mil de o asteroide colidir com a Terra. Posteriormente, foi realizada outra estimativa: 2068 era, afinal, o ano em que o enorme asteroide tinha maior probabilidade de impactar a Terra.
Os novos estudos descansam, agora, os cientistas, que conseguiram obter, de forma “muito aprimorada”, informações sobre a sua posição em 2029 e, consequentemente, sobre os seus movimentos no futuro.
Os asteroides do tamanho do “Lorde do Caos” são raros. Os que passam mais perto da Terra têm cinco ou dez metros, normalmente.