Dot McCarthy, 32 anos, de Lancashire, assumiu, há cerca de 5 anos, o papel de responsável pela quinta que a mãe geriu até aí. Os casamentos e as visitas que organizava no local eram a principal fonte de rendimento para manter a quinta, mas, com a pandemia de Covid-19, isto tornou-se impossível.
Um dia lembrou-se, em jeito de piada, de propor na internet alugar as suas cabras para aparecerem em chamadas nas várias plataformas que tão populares se tornaram para fazer reuniões virtuais durante o confinamento. No site lê-se que os animais estão disponíveis para aparecer tanto no Zoom, como no Teams, Skype, Google Hangouts, entre outras plataformas e o cliente ainda pode pedir outra que não esteja na lista. A ideia foi tão bem recebida pelo público que no dia seguinte tinha mais de 200 emails a solicitar esse serviço.
As pessoas interessadas contactam a quinta e escolhem a cabra que querem que apareça na chamada. Depois, alguém do staff da quinta encarrega-se de a pôr a aparecer online à hora combinada. Cada aparição destas, de cinco minutos, custa 5 libras, ou seja, pouco mais de 6 euros.
A “brincadeira” fez com que McCarthy conseguisse cerca de 50 mil libras (56 mil euros) desde abril até agora, dinheiro que lhe permitiu manter a quinta a funcionar plenamente, incluindo pagar aos seus dois funcionários a trabalhar a tempo inteiro. Para além disso, planeia fazer algumas obras de modo a diminuir a pegada ecológica da quinta.
A ideia tem sido um sucesso também fora do Reino Unido, já que, como conta a BBC, já houve pedidos dos EUA, Rússia, China e até Austrália.