No relatório divulgado pela Universidade de Cambridge, que analisa anualmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de 33 países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), e que este ano avaliou especificamente a reação ao surto, Portugal encontra-se no top 10 dos países com pior resposta à pandemia
O relatório revela que, no total dos 33 países analisados (ficaram de fora cinco países), Portugal encontra-se em 9º lugar entre aqueles que tiveram uma resposta menos eficaz à pandemia do coronavírus. No ranking, Portugal encontra-se à frente de países como a Turquia e a Irlanda. No entanto, está atrás da Suécia, que é considerado o pior exemplo no combate à pandemia devido à fraca aposta nas medidas de prevenção.
Os principais indicadores analisados foram a taxa de contágio, o número de mortos por milhão, a taxa de reprodução efetiva, que determina o número médio de infeções que uma pessoa infetada causa, e ainda a taxa de controlo na propagação do surto que estuda, entre outros aspetos, o tempo de confinamento e a probabilidade de transmissão da doença.
No topo da lista dos países com a resposta mais ineficaz ao combate da Covid-19 encontram-se Espanha, Bélgica e Reino Unido que ocupam as três primeiras posições, respetivamente.
Os responsáveis pelo estudo concluíram que, no contexto geral europeu, o norte da Europa superou o sul e a Europa de Leste teve melhor desempenho que a Europa ocidental. No entanto, destacam a crise sanitária que “está a afetar todos os países, inclusive os de alto rendimento da Europa e América do Norte”.