“Até ao momento identificamos 10 ficheiros de malware, mas é previsível que este número aumente, devido ao interesse que a doença suscita, não só junto da comunicação social, como da população em geral” revelou Anton Ivanov, analista de malware da Kaspersky.
Os ficheiros em PDF, mp4 e docx contêm conteúdos identificados como “exclusivos” com alegadas instruções em vídeo sobre formas de proteção do vírus, bem como as últimas atualizações sobre o tema. A empresa de cibersegurança diz que estes documentos representam uma série de ameaças, desde trojan e worms, capazes de destruir, bloquear e modificar dados, interferindo com o bom funcionamento de computadores e redes informáticas.
Os espcialistas aconselham todos os utilizadores a redobrarem as precauções sempre que abrirem documentos sobre o vírus respiratório e a privilegiarem as informações de fontes oficiais, a fim de evitar cair neste esquema.
“À medida que as pessoas virem cada vez mais a sua saúde em risco, é de prever que se propague mais malware oculto em documentos falsos sobre o coronavírus”, aponta Ivanov.
Esta quinta-feira, a IBM Security, divulgou algumas imagens de e-mails de spam que começaram a ser divulgados no Japão no âmbito deste suposto esquema de malware que usa o coronavírus “como meio para distribuir um vírus de computador”. Segundo a mesma plataforma, as mensagens de e-mail solicitam às vítimas para descarregarem um documento Word em anexo, no qual são partilhadas algumas medidas para prevenir a infeção.
Os e-mails referem relatos de pacientes diagnosticados com o coronavírus nas províncias japonesas de Gifu, Osaka e Tottori, reservando mais informações para o documento que é enviado em anexo.
“Esperamos ver mais tráfego de emails maliciosos com base no coronavírus no futuro, à medida que a infeção se venha a espalhar. Provavelmente também incluirá outras línguas, dependendo do impacto do surto de coronavírus. Nestas primeiras amostras, as vítimas japonesas provavelmente foram atingidas devido à sua proximidade com a China.”, pode ler-se num relatório publicado pela IBM Security.