O novo coronavírus (2019-nCoV) foi detetado pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei (centro da China), no fim do ano. Com este mapa, criado e atualizado regularmente pelo Center for Systems Science and Engineering da Universidade americana de Johns Hopkins, é possível acompanhar em tempo real a evolução da disseminação do vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou esta quinta-feira emergência de saúde pública internacional o surto do novo coranavírus na China.
O mapa interativo mostra o número de mortes e casos confirmados nas várias regiões do globo. Na base desta ferramenta estão dados da OMS.
O mais recente balanço das autoridades chinesas dá conta de 170 mortos, todos verificados na China, e mais de 7.700 pessoas infetadas.
Além do território continental da China, foram reportados casos de infeção em Macau, Hong Kong, Taiwan, Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, Austrália, Canadá, Alemanha, França (primeiro país europeu a detetar casos), Finlândia, Índia, Filipinas e Emirados Árabes Unidos.
Vários países acionaram nos últimos dias planos para retirar os respetivos cidadãos que tivessem manifestado vontade de sair do território chinês.
Um grupo de 17 portugueses, que se encontram em Wuhan, cidade atualmente isolada e em quarentena, vai ser retirado na sexta-feira, disse hoje um deles à agência Lusa.