Manda a evolução que uma mulher heterossexual prefira como parceiro um homem com sinais exteriores de virilidade, ou seja, alto teor da hormona testosterona. Homens altos, musculados, com mandíbula pronunciada, sobrancelha carregada e forte pilosidade são tendencialmente os eleitos. Quer seja para um relacionamento a longo prazo, quer para um encontro de uma noite só. Isto porque lá no fundo no momento da escolha a biologia empurra-nos para a seleção do melhor reprodutor de forma garantir a sobrevivência da espécie. (Nos homens, acrescente-se, o critério está relacionado com o nível de hormonas femininas.)
Vários estudos têm apontado para uma forte preferência por homens com barba e não faltam exemplos de famosos sex symbols que o confirmam. No entanto, um trabalho da responsabilidade das Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidde de Stirling, na Escócia, mostrou que há exceções. No caso, as mulheres que sentem particular repulsa por piolhos, lêndeas, moscas e similares.
De acordo com o estudo, divulgado na publicação científica Royal Society Open Science, depois de analisadas as preferências de 919 mulheres, predominantemente heterossexuais, são de facto os homens com barba cuidada, quando comparados com homens sem barba ou homens com barba muito forte e grande, exceto quando sentem particular repulsa relativamente a parasitas. Portanto, se uma mulher foge a sete pés destas criaturas, é bem provável que não olhe duas vezes para um homem com pelos na cara.
Nos tempos modernos, como aumento dos níveis de higiene, esta relação entre pelo e transporte de parasitas já não será tão direta, mas a tendência evolutiva pode continuar a persistir”
Anthony lee
Esta preferência por homens “mais limpos” pode vir do receio de que a barba transporte agentes causadores de doenças. “Nos tempos modernos, como aumento dos níveis de higiene, esta relação entre pelo e transporte de parasitas já não será tão direta, mas a tendência evolutiva pode continuar a persistir”, diz um dos autores do estudo, Anthony Lee, ao jornal The Guardian.
E, como de costume, nada é assim tão simples. Mulheres que cresceram com um pai barbudo têm mais tendência para considerar homens com barba atraentes. O mesmo acontece com as mulheres que têm uma relação com um homem barbudo.