Jantares, ceias, lanches. Fritos, chocolates e bacalhau. O Natal é a festa da família. E da comida, dos excessos, da desculpa “é apenas uma vez no ano”. Mas é possível celebrá-lo sem dar cabo da linha ou rebentar com os índices de açúcar no sangue.
A pensar nos desafios alimentares destes dias, o Centro de Controlo de Doenças (CDC) americano preparou uma lista de conselhos a seguir em dezembro. Para que não tenha de sofrer em janeiro.
1- Manter o plano alimentar
Tente seguir os horários normais das refeições. Se tiver um jantar a uma hora mais tardia, coma um snack e depois sirva-se de um pouco menos quando se sentar à mesa. Também pode levar um prato mais saudável e ajustado à sua dieta, sempre que for convidado para uma refeição em casa de outras pessoas. Caso seja guloso, não deixe de desfrutar dos doces típicos da época. Deve é compensar cortando noutros hidratos de carbono, como as batatas, o arroz ou o pão. E já sabe: não vale a pena saltar uma refeição para depois se ‘vingar’ num banquete. Sai sempre caro.
2- Sobreviver ao buffet
Comece com as verduras, para acalmar a fome. A seguir sirva-se, num prato pequeno, das suas comidas preferidas e depois afaste-se da mesa. Mastigue devagar e espere – tarda vinte minutos até o cérebro se aperceber de que está satisfeito. Evite o álcool. Se beber, opte por fazê-lo às refeições e não se esqueça de que as bebidas alcoólicas intereferem com a medicação para o controlo da diabetes. Meça os níveis de glicose com mais frequência durante as festas e verifique com o seu médico se é necessário fazer algum ajuste.
3- Fazer o gosto ao dente
Escolha um prato de que gosta mesmo muito, e que só come uma vez por ano, como os sonhos de abóbora, por exemplo. Sirva-se de uma pequena porção e saboreie, devagar. Não se esqueça de ter em conta esta fuga ao regime alimentar na hora de tomar os medicamentos.
4- Manter a prática de atividade física
Sim, apetece ficar esparramado no sofá a tarde toda, a dormitar enquanto se reveem os filmes de sempre, ou ficar na conversa pela noite fora. Tudo isto faz parte do encanto do Natal. Mas a atividade física é a sua principal aliada nesta altura de excessos. Ninguém está a dizer para se enfiar no ginásio, quando está toda a gente no confortavelmente em casa, mas pode, por exemplo, convencer os amigos e a família a dar um passeio a seguir às refeições.
5- Respeitar as horas de sono
Mesmo que seja difícil conciliar todas as atividades natalícias com as desejáveis 7 a 8 horas de sono, é importante que faça um esforço para respeitar as necessidades de descanso do seu corpo. A falta de sono torna mais difícil o controlo da diabetes.