O auditório da Fundação Calouste Gulbenkian encheu-se, esta quarta-feira, de caras conhecidas para premiar profissionais de jornalismo e publicidade que se destacaram por dar visibilidade a temáticas relacionadas com Direitos Humanos. Foi mais uma edição do Prémio Comunicação e debate Corações Capazes de Construir, promovido pela Associação Corações Com Coroa – a associação presidida por Catarina Furtado.
De entre os vencedores está o site da VISÃO, que arrecadou o prémio Corações Capazes de Construir com o Blog “Chegada à Paz” da autoria de Adriana Costa Santos, que projetou para o mundo algumas das vozes até então silenciadas.
A jovem é licenciada em Relações Internacionais e em Outubro do ano passado (2015), aos 21 anos, decidiu que rumaria a Bruxelas para ajudar num campo de refugiados oriundos da Síria, do Iraque, do Afeganistão, da Somália, da Palestida… “Tinha-me licenciado e resolvera parar de estudar um ano para pensar no resto da minha vida”, confessa no texto de apresentação no site da VISÃO.
Durante quase oito meses contou ao mundo a sua experiência de trabalho na secretaria do campo de refugiados, as histórias com gente dentro que viveu e o dia-a-dia de quem foge da guerra e espera por um futuro nesta Europa com poucas respostas.
O tema deste ano era “O Palco aos Direitos Humanos” e refletiu-se sobre a importância dos media e das artes na construção de um mundo menos desigual, mais justo, saudável, sustentável e produtivo, onde ninguém é invisível, esquecido ou deixado para trás.
O evento da entrega de prémios foi composto por vários painéis de discussão e debates subordinados ao tema Direitos humanos e media – que desafios e que oportunidades?
O Jornalista Joaquim Furtado, Vera Avila do secretariado executivo de comissão nacional para os direitos, a presidente do Instituto Camões da Cooperação e da Língua Ana Paula Laborinho, o presidente associação portuguesa das agências de publicidade comunicação e marketing Miguel barros e Nádia Reis, a diretora de relações públicas, ativação de marca e responsabilidade social missão continente.
Os vencedores
As menções honrosas foram atribuídas, na categoria de Campanha, à produtora Kripton, com “Bati no seu Carro”, para a associação Salvador. Para o Jornalismo a Ana Leal, com “O Mister”, para TVI e a Joana Gorjão Henriques, com “Racismo em Português”, para Jornal Público.
Os prémios Corações Capazes de Construir foram atribuídos, na categoria de Campanha, à Agencia FCB Lisboa: Luís Silva Dias (CCO internacional), Edson Athayde (CCO Lisboa), Victor Afonso (diretor de criação), Mathieu Chollet e Pierrick Allan (directores de artes, com “Home”. E na categoria de Jornalismo a Adriana Costa Santos, com “Chegada à Paz”, do Blog da Revista VISÃO e a Mafalda Gameiro (jornalista), António Antunes (imagem), Sara Gravina (Edição), Sónia Lourenço (grafismo), Cristina Godinho (produção) e Rita Rodrigues (pesquisa), com “A Lágrima que Deito”, para RTP.