Não há nada mais romântico do que um casamento, e não há casamento mais fascinante do que um indiano. A luxúria dos vestidos, as tatuagens feitas com henna e a festa que se prolonga por dias. Afinal, quem não quer ir a um casamento destes? Agora qualquer pessoa pode fazer parte desta cerimónia, mesmo sem ter amigos indianos.
Depois de ter ido a um casamento no estado indiano Tamil Nadu, a húngara Márti Matécsa teve a ideia de criar uma startup onde fosse possível dar a conhecer estas cerimónias a estranhos e partilhou a ideia com a amiga australiana Orsi Parkanyi, também apaixonada pela cultura indiana. Mas havia um problema: ambas viviam na Austrália e não tinham conhecidos no país que as convidassem para um casamento tipicamente indiano. “Para uma experiência cultural, nada iguala um casamento, mais ainda na Índia”, disse Parkanyi, empreendedora em Brisbane, ao Hindustan Times.
O duo juntou-se a Pallavi Savant, um consultor de marketing em Mumbai, e foi assim que surgiu o joinmywedding.com, uma plataforma que permite aos noivos venderem bilhetes para o seu casamento e faz com que os clientes experimentem bodas em todas as partes do mundo.
Vender casamentos como experiências, num país onde o matrimónio é uma tradição, indica como os novos negócios cada vez mais se cruzam com eventos privados. “O conceito de uma economia partilhada está a ganhar movimento e companhias como a Uber e o Airbnb dão-nos esperança de que as pessoas estão cada vez mais dispostas a partilhar os seus bens e as suas experiências pessoais”, disse Parkanyi ao Businessworld magazine.
Neste momento, estão onze casamentos disponíveis no site, a maioria na Índia mas também pode escolher ir a um casamento norte-americano, húngaro ou russo, por cerca de 270€, sem as despesas da viagem incluídas.
Os casamentos indianos são os que mais podem dar lucro a esta startup, que ganha uma comissão de 15% por cada bilhete vendido, visto que se celebram anualmente 10 milhões casamentos, com um custo médio de quase 70.000€.
Além de vender bilhetes a estrangeiros, o site também permite que os noivos iniciem uma campanha de “crowdfunding”, onde podem pedir a amigos e família que financiem o seu casamento.