Um ano depois de ter sido atacado por um tubarão nas águas de Jeffreys Bay, na África do Sul, Mick Fanning decide voltar a competir no mesmo local.
O tricampeão mundial de surf decidiu não competir em todas as etapas do mundial deste ano, depois de um ano atribulado, em que teve que enfrentar o ataque de um tubarão, um divórcio e a morte do irmão mais velho. Contudo, Fanning anunciou esta terça-feira que irá competir em Jeffreys Bay, a baía onde ocorreu o incidente. “Quando decidi que este ano ia apenas fazer alguns eventos, J-Bay estava nos meus planos. Mesmo que decidisse não competir este ano, acabaria por voltar lá. Tenho tantas boas memórias daquele lugar que não seria correto deixar de lá ir pelo que aconteceu o ano passado”, declarou Fanning.
O incidente ocorreu no dia 19 de julho de 2015, durante a final do J-Bay Open entre Mick Fanning e Julian Wilson. A competição foi cancelada e o segundo prémio atribuído aos dois surfistas.
O australiano de 35 anos afirma não estar preocupado com a presença de tubarões, e confia nas medidas de seguranças adoptadas pela organização do evento. “Confio na WSL [Liga Mundial de Surf] e nas medidas que tomaram. Já surfei em vários sítios diferentes e vi tubarões, mas não fiquei muito preocupado. Isso faz parte do surf. Não vamos colocar uma jaula à volta de J-Bay.”
Para reforçar a segurança do evento, e evitar incidentes semelhantes ao do ano passado, a Liga Mundial de Surf decidiu aumentar as patrulhas aquáticas e implementar tecnologia sonar no local, de forma a conseguir prevenir a presença de tubarões. Se algum animal se aproximar dos surfistas, será emitido um alerta para as unidades de patrulha.