Em Novembro do ano 2000 chegam à estação espacial os primeiros astronautas. São eles William Sheperd, Sergei Krikalev e Yuri Gidzenko. Ao longo de década e meia de missões no Espaço, mais de uma dezena de países participa nas investigações. Marte é o principal foco das novas missões.
A estação é um laboratório espacial cuja montagem em órbita começou em 1998 e acabou oficialmente no dia 8 de Junho de 2011 na missão STS-135.
A estação encontra-se em órbita baixa (entre 340 km e 353 km), que possibilita ser vista da Terra a olho nu e viaja a uma velocidade média de 27.700 km/h, completando 15,77 órbitas por dia.
Completam-se agora 15 anos que a Estação Espacial Internacional conta em permanência com pessoas no espaço. As tripulações contam pelo menos com dois astronautas a bordo.
Como é a vida no interior da estação?
O Sistema de Suporte de Vida e Controle Ambiental controla elementos como a pressão atmosférica, o nível de oxigénio, água, extinção de incêndios, além de outras coisas. O sistema Elektron gera o oxigénio que circula a bordo da estação. O sistema também recolhe, processa e armazena o lixo e a água usada pela tripulação. Por exemplo, o sistema recicla a água do duche e da sanita.
Pesquisa científica
Um dos objetivos da estação espacial é simular o dia-a-dia em ambiente de micro gravidade. Os principais campos de pesquisa incluem biologia, física, astronomia e meteorologia. Existem diversos planos para estudar biologia. Por outro lado, os cientistas pretendem compreender como é que a utilização do equipamento lunar prejudica o corpo humano. O efeito da falta de peso na evolução, desenvolvimento, crescimento e processos internos das plantas e animais também são estudados. Os objetivos a longo prazo passam por pesquisar e desenvolver a tecnologia necessária para a colonização planetária.