A russa de 53 anos é a mergulhadora em apneia mais condecorada do mundo, somando um total de 41 recordes mundiais e 23 títulos em campeonatos mundiais. O seu desaparecimento inesperado ocorreu enquanto praticava mergulho recreativo, na ilha espanhola de Formentera, no passado domingo.
“Molchanova estava a mergulhar quando se separou dos seus colegas. Ela estava a mergulhar sem “barbatanas” a cerca de 30/40 metros de profundidade e supõe-se que tenha sido arrastada por uma corrente forte,” segundo a Federação Mundial de Mergulho em Apneia. Natalia desapareceu a 3,2 Kilómetros noroeste do porto de La Savina.
As autoridades já anunciaram que a unidade especial de atividades submarinas da Guardia Civil espanhola continuará as buscas até ao próximo domingo.
A família tem pouca esperança que Natalia seja encontrada com vida. “Parece que ela vai ficar no mar. Penso que ela gostaria disso”, afirmou ao The New York Times o filho, de 28 anos, também ele mergulhador em apenia com quatro recordes mundiais.
No mergulho em apneia, o mergulhador sustêm a respiração em vez de usar uma garrafa de oxigénio.