Para quem não acompanhou as notícias sobre o polémio “Desafio do Umbigo”, uma moda made in China, trata-se de tentar passar o braço por trás das costas e ver se se consegue tocar o umbigo. O desafio começou no Weibo, o Twitter chinês, com milhares de utilizadores a partilharem os seus sucessos e fracassos com a hashtag #bellybuttonchallenge.
Segundo o site Buzzfeed, a moda surgiu com base num suposto estudo que defenderia que as mulheres que o conseguem é que têm o corpo ideal (quando, na realidade, o tamanho do braço e a flexibilidade são os fatores determinantes).
Entre as muitas vozes indignadas que se fizeram ouvir nas redes sociais ocidentais, uma marca britânica de roupa interior lançou a campanha “Boobs Over Belly Buttons”, chamando a atenção para a importância do auto-exame da mama para despiste do cancro.
Sob o lema de existirem “coisas muito mais importantes para verificar no teu corpo do que se os teus braços são flexíveis o suficiente para dar a volta ao tronco”, a marca Curvy Kate partilhou, no seu site, uma espécie de guia para esse auto-exame.
“Queremos que vocês verifiquem o vosso peito e saibam o que é normal, ao invés de participarem nessas demonstrações humilhantes e ridículas”, escreve a empresa.
A campanha conta já com a apoio de várias utilizadoras do Instagram, que estão a partilhar as suas imagens alusivas ao exame.