One Earth Message (Uma mensagem da Terra) é o nome da projeto que pretende enviar mensagens do mundo terrestre a seres de outros planetas. O plano consiste em enviar cerca de 100 fotografias e quase uma hora de gravações áudio, o que corresponde a cerca de 150 megabites de dados provenientes dos seres humanos. As mensagens irão integrar uma sonda da NASA, a agência espacial norte-americana, que irá analisar Plutão e que está integrada na missão não-tripulada New Horizons.
A organização argumenta que esta é uma “oportunidade única para as pessoas do mundo contribuírem para uma mensagem interestelar” naquela que quer ser a primeira troca de mensagens entre os humanos e os extraterrestres. Isto porque o site Fiat Physica, que dá corpo ao projeto, diz que “em alguma altura nos próximos milhões de anos, algum alienígena pode encontrá-la, ler a mensagem e recordar a distante Terra.” Caso o plano seja concretizado, os dados deverão chegar ao seu destino a 14 de julho, data prevista para a chegada da sonda ao sistema de Plutão.
O One Earth Message está aberto à participação de todos os que contribuam financeiramente para suportar os seus custos. Isto porque, para que as mensagens rumem aos seres dos outros planetas, são necessários cerca de 440 mil euros. Enviar uma foto, uma mensagem para o espaço ou até mesmo deixar o nome nas estrelas são algumas das opções mais acessíveis aos participantes. A organização definiu vários patamares, que vão de uma contribuição mínima de cerca de quatro euros ao valor máximo de nove mil euros, que permite que o contribuidor se envolva em “discussões e decisões estratégicas ao mais alto nível.”
Numa fase posterior, mensagens, fotos e outro material enviado serão expostos a uma votação online, que decidirá o material a integrar a sonda da NASA. “Será um projeto global que junta pessoas de todo o mundo para falarem como um só.” Jon Lomberg, mentor da campanha, começou a arquitetar a ideia há dois anos. Entretanto, uma petição online juntou cerca de 10 mil assinaturas por todo o mundo, o que levou a NASA a aprovar o projeto.
A 52 dias do final da campanha, o sistema de crowdfunding (recolha de contributos em torno do mesmo objetivo) conta apenas com 3% do valor necessário. O site da organização apresenta um cronómetro que faz a contagem decrescente até ao dia em que o valor terá de ser concretizado.