Segundo o “Paradoxo da Amizade”, é provável que os extrovertidos tenham amigos com mais amigos que eles próprios. Confuso? Simplifique-se, então: Pessoas sociáveis tendem a ser amigas de quem tem mais amigos.
A conclusão é de um estudo da Tuck Business School da Universidade de Dartmouth, EUA, que se baseou nas redes recém-criadas de relações de 284 novos alunos de MBA, em 2012. Cada estudante foi examinado duas vezes: a primeira cinco semanas após o início do MBA e, novamente, às 11 semanas. Perguntaram-lhes com quem é que socializavam e fizeram um teste para avaliar traços de personalidade, incluindo a extroversão.
Os investigadores tiveram em atenção dois factores chave: a extroversão (relacionada com a popularidade) e homofilia (pessoas com níveis semelhantes de extroversão têm maior probabilidade de se tornarem amigos).
Chegou-se a conclusão que pessoas extrovertidas ligam-se mais facilmente com outras pessoas extrovertidas e tem mais amigos nas redes sociais. Os introvertidos, por outro lado, têm maior probabilidade de criar amizades com outras pessoas introvertidas.
Mas os investigadores alertam: vemos o mundo social através de uma lente distorcida que nos faz sentir menos amados do que nossos amigos, criando a impressão de que os outros são mais sociáveis do que às vezes realmente são.