Até agora, aqueles que sempre desejaram ter olhos azuis só conseguem satisfazer a sua vontade se recorrerem às lentes de contacto coloridas. Mas, um novo procedimento médico propõe contrariar esta realidade.
Através de um procedimento a laser, que demora sensivelmente 20 segundos, olhos castanhos podem transformar-se, definitivamente, em azuis. Mas, é necessário aguardar algumas semanas para que a transformação se concretize.
Gregg Homer é o responsável pelo método pioneiro desenvolvido e patenteado pelo Stroma Medical Corporation, com sede na Califórnia.
“O fundamento é de que por baixo de cada olho castanho há um azul”, disse Homer em declarações à CNN.
Médicos oftalmologistas já se mostraram céticos em relação à eficácia e segurança do procedimento, por ser uma alteração que envolve interferir com um dos órgãos mais sensíveis do corpo humano.
A companhia justificou que a pequena cirurgia é segura. “Muito dificilmente alguém sai magoado porque a energia do laser é muito baixa”, acrescentou, garantindo que o laser não interfere com a pupila ou com alguma parte interna do olho onde estão localizados os nervos que, se forem feridos, podem afetar a visão.
Para já, ainda não é possível submeter-se ao procedimento. A companhia encontra-se na fase de angariação de fundos, mas espera completar os testes clínicos dentro de poucos anos.
De notar que para alterar a cor dos olhos, de castanho para azul, terá de investir $5.000 (€4.517), avançou o cientista.