A prática constante do ‘ser grato’ torna-nos mais felizes e saudáveis
Alguns estudos apontam para que pessoas em estado de ‘agradecimento’ se sintam 25% mais felizes, mais otimistas e confiantes. Acresce a estes fatores positivos a hora e meia de exercício físico (a mais por semana) a que se predispõem fazer quando se sentem gratos.
Quando se pratica o estado de ‘ser grato’, o otimismo surge de forma mais intensa. Em troca desse estado otimista ficamos mais saudáveis e mais felizes, o que se reflete na vida pessoal e profissional. O ‘ser grato’ resulta ainda num estado de pensamento claro e em decisões mais incisivas.
-
‘Ser grato’: um hábito frequente de pessoas felizes
O hábito mais frequente das pessoas felizes é o ‘ser grato’. As pessoas felizes notam, sentem, expressam, absorvem e praticam o estado de ‘ser grato’. Funciona ainda como um libertador de stress, um medidor de variações de humor, oferece benefícios para a prática de exercício e ajuda a melhorar os hábitos de sono.
-
A felicidade é uma escolha
Estas palavras são de facto fortes. A felicidade é uma escolha. Basicamente significa que controlamos quando estamos felizes ou não. Mas como manter um estado de felicidade? Há cinco elementos a seguir: aceitação, perdão, esquecer o dispensável, ‘ser grato’, deixar que as coisas boas entrem na nossa vida.
-
Os recursos do ‘ser grato, da felicidade e do estado de consciência perante o que nos rodeia
Mesmo quando a forma como olhamos para as coisas muda drasticamente, há sempre dias em que tudo parece… menos bom. Acordamos mal-dispostos, o computador avaria, ficamos stressados porque a casa está uma confusão e por aí adiante. Mesmo que a forma de olhar o que acontece tenha mudado, não quer dizer que estas coisas não aconteçam. E embora sejamos capazes de reconhecer quando estamos a cair no ‘abismo’ da vitimização, há alturas em que precisamos de um ‘puxão’ para a realidade.
-
Meditação para estados de fúria e perdão
Quando nos permitimos perdoar abre-se uma porta que nos oferece a possibilidade de sermos ainda mais gratos para as pessoas e para as circunstâncias. Por vezes o perdoar não é tarefa fácil. Mas trabalhando na meditação é possível alcançar esse estádio.