Afonso Camões acaba de renunciar ao cargo de presidente do conselho de administração da Lusa e deverá assumir em Novembro a direção do JN. Deverá acumular ainda as funções de publisher da Controlinveste na zona Norte, incluindo na sua alçada o desportivo O Jogo. A saída de Camões da Lusa deverá precipitar a subida do vice-presidente, Rogério Gomes, á presidência da agência noticiosa.
A restante equipa diretiva do JN está ainda a ser definida e só deverá ser conhecida mais lá para o final do mês. Com a saída de Manuel Tavares para a Porto Canal, Alfredo Leite assumiu a direção interina.
Recorde-se que, entre agosto de 2005 e abril de 2009, Afonso Camões foi já administrador executivo da Controlinveste Media, com responsabilidades na área editorial do grupo, então nas mãos de Joaquim Oliveira. Camões regressa agora num contexto acionista diferente, com Joaquim Oliveira a dividir o grupo igualitariamente com o empresário angolano António Mosquito, o BES/ BCP e Luis Montez. Neste panorama, estão a ser pensados alguns projetos para a lusofonia.
Cesaltina Pinto