Um coveiro do cemitério de Guardamar del Segura, em Alicante, Espanha, foi fotografado ao lado de um cadáver mumificado. A imagem, onde aparece também um parente do morto, gerou polémica ao ser publicada nas redes sociais.
A cena aconteceu depois dos familiares de um homem que morreu há 23 anos terem decido abrir a sepultura para que a mulher do falecido pudesse ser enterrada no mesmo local. Ao descobrirem que o corpo estava mumificado, decidiram tirar uma fotografia para a posteridade. A imagem polémica foi tirada por uma sobrinha do falecido e partilhada através do WhatsApp. Depois, acabou por ganhar enorme destaque no Twitter e no Facebook. Segundo a agência Efe, o episódio bizarro ocorreu no fim de agosto.
Coveiro não deverá ser despedido
Apesar da polémica, as autoridades de Guardamar del Segura não pretendem demitir o funcionário.
Felipe Aldeguer, responsável pelo departamento de pessoal do município, destacou que o funcionário foi afastado das funções, mas que não “será despedido”, porque, em sua avaliação, não terá agido de “má-fé”.
Aldeguer assegura que o coveiro deve sofrer medidas disciplinares, já que a cena foi “desagradável e infeliz”. No entanto recorda que o funcionário trabalha no cemitério há seis anos e sempre teve uma conduta correta.
Segundo o jornal “El Mundo”, a polícia abriu uma investigação para apurar se houve profanação de cadáver. Tanto o coveiro quanto a outra pessoa que aparece na foto, um parente do morto, são alvos da investigação.