Barack Obama usou um fato bege. A agência Reuters criou um pacote de imagens dedicado exclusivamente a esse facto, os jornais norte-americanos não falharam a referência e as redes sociais foram inundadas com comentários sobre o tema. Sendo o tema a cor do fato e não a crise ucraniana ou a ameaça do Estado Islâmico, os assuntos que o Presidente norte-americano abordou ontem, em conferência de imprensa.
Para entender a polémica, comece-se por uma viagem até 2012, quando Obama afirmou à Vanity Fair: “Só vão ver-se usar fatos cinzentos ou azuis”. E explicava: “Estou a tentar reduzir as decisões. Não quero decidir o que vou comer ou usar. Porque tenho demasiadas outras decisões para tomar”.
Mas o fato de ontem era, portanto, bege. E o que os americanos tentam descobrir é a mensagem que estará, alegadamente, por detrás da escolha. Só durante a conferência de imprensa, o Twitter registou mais de 4 mil posts sobre o fato. “Fato bege=guerra”, escreveu mesmo um utilizador.
No entanto, segundo a jornalista do Washington Post Robin Givhan, crítica de moda e premiada com um Pulitzer, “não há nada de errado com aquele fato. Bem, a não ser estar um bocadinho grande”.