1. Uma figueira na India é maior que o tamanho médio do Walmart
Apesar de parecer estranho e difícil de acreditar, uma espécie figueira com 250 anos, que se encontra perto de Kolkata, tem raízes aéreas qua cobrem cerca de 14.400 metros quadrados. Comparando estes dados com um relatório de contagem de metragem do WalMart, uma das principais redes de supermercados dos EUA, em média uma loja tem pouco mais de 9.750 metros quadrados.
2. Durante a década de 1850 e 60, Chicago ‘subiu’ sem interromper a vida diária
Sem interromper a rotina da população, as ruas da cidade de Chicago foram levantadas entre 30 centímetros a três metros de altura para aumentar a drenagem da superfície da cidade. A meio do século XIX, Chicago teve um grave problema devido à proximidade com as margens de um pântano.
Com estradas e calçadas submersas de lama e a propagação de doenças como a febre tifóide, disenteria, e até cólera, o engenheiro E. Chesbrough, de Boston, sugeriu que se aumentasse o nível da cidade para a construção de esgotos que suportassem as tempestades. Após alguma deliberação, o concelho decidiu levantar as ruas, o que atraiu durante duas décadas turistas de todo o mundo.
3. Bangladesh tem mais habitantes do que a Rússia
Apesar de ser o maior país do mundo, a Rússia tem menos habitantes que Bangladesh (um pouco maior que o estado de Nova York). Se por um lado a Rússia tem uma população de 143, 5 milhões, Bangladesh tem 156,6 milhões de pessoas.
4. Um vigarista vendeu a Torre Eiffel
Victor Lustig elaborou um plano capaz de convencer os maiores traficantes de sucata, da cidade, que a Torre Eiffel estaria à venda. Alegando ser um negócio discreto por parte do governo, do qual se dizia próximo, o vigarista alugou limusines para fazer visitas ao local e insinou-se disposto a aceitar subornos para fazer o Governo aceitar a proposta vencedora.
Houve quem estivesse disposto a pagar-lhe 14.720 euros em dinheiro, mais 36.800 para se certificar que a sua proposta seria a vencedora. O vigarista fugiu com o dinheiro para a Áustria. Após regressar a Paris viu-se obrigado a fugir de novo, mas para os EUA onde acabou por ser capturado.
5. Há mais sinapses (conexões nervosas) no cérebro humano do que estrelas na nossa galáxia
Que existem muitas estrelas na Via Láctea já sabíamos, mas o seu número é inferior ao número de conexões sinápticas no cérebro. Segundo os astrónomos existem mais de 200 mil milhões de estrelas na nossa galáxia, contudo os neurocientistas estimam que o número de conexões sinápticas em média de três anos de idade seja de 1 quatrilhão (a unidade seguida de quinze zeros).
6. Há uma bomba nuclear perdida algures na costa da Geórgia
Uma bomba nuclear de mais de 3 toneladas encontra-se perdida algures na costa da Geórgia, depois de cair à água, a fevereiro do ano de 1958, quando seguia a bordo de um avião militar. A Marinha procurou a bomba mas nunca foi capaz de a recuperar. A Força Aérea diz que a bomba está intacta e se for deixada em repouso não deve apresentar perigo. Apesar de negarem a existência de plutónio, em 1966 comprovou-se que a bomba era uma “arma completa”, com uma capsula nuclear contendo urânio e plutónio.
7. Cleópatra viveu mais perto da construção da primeira Pizza Hut do que da construção das pirâmides
É verdade, apesar de parecer insólito. Cleópatra nasceu em 69 a.C. e morreu em 30 a.C.. A construção das pirâmides de Gizé ocorreu de 2550 a.C. a 2490 a.C.. A primeira Pizza Hut abriu em Wichita, Kansas, a 15 de junho de 1958. Ou seja, a abertura da pizzaria é cerca de 500 anos mais perto da vida de Cleópatra do que a construção das pirâmides.
8. Quando as pirâmides foram construídas ainda haviam os mamutes na terra
Sendo que os mamutes morreram por volta de 1650 a.C. em Wrangle, por essa altura, o império egípcio já estava extremamente avançado na construção das pirâmides. A Grande Pirâmide de Gizé já existia há cerca de mil anos no momento em que o último mamute morreu.
9. A Coreia do Norte e a Finlândia são, tecnicamente, separadas apenas por um país.
Tecnicamente, a Coreia do Norte e a Finlândia são separadas apenas pela Rússia. Esta faz fronteira de 833 quilómetros com a Finlândia e 10,5 quilómetros ao longo do rio Tumen, com a Coreia.
10. Lançamento de 1,5 milhões de balões para o céu provocou a morte de duas pessoas e muitos transtornos na cidade de Ohio
Em 1986 foram lançados 1,5 milhões balões para o céu com o intuito de se atingir um recorde mundial. Infelizmente, os balões voltaram para baixo caindo no lago Erie, Burke Lakefront Airport e toda a área circundante. Causando enormes problemas em toda a cidade, os balões dificultaram as busca por dois velejadores por parte da Guarda Costeira dos EUA. Mais tarde, estes foram encontrados mortos por afogamento.
11. Heroína já foi usada para tratar a tosse das crianças
A farmacêutica alemã Bayer comercializou, na década de 1890, heroína como sendo remédio para a tosse até (1912) começarem a surgir relatos de que esta poderia ser uma droga perigosa. No ano de 1914 apenas com receita médica se conseguia a droga, passando a ser proibida por completo no ano de 1924.
12. Na II Guerra Mundial, um homem recebeu prémios de honra dos dois lados
Joan Pujol Garcia é o nome do espanhol que trabalhava como agente duplo para os Aliados e os Nazis. Inicialmente tentou aproximar-se dos Aliados, mas foi negado. Depois, decidiu criar uma identidade falsa e começou a “trabalhar” para os nazis, fornecendo-lhes informações falsas. Mais tarde foi aceite como agente duplo para os Aliados. Garcia dava informações falsas e verdadeiras aos nazis, acabando por receber a Cruz de Ferro pelos alemães e a Ordem Mais Excelente pelo Império Britânico.
13. Quando o cálculo foi descoberto já existia a Universidade de Havard
Em 1636 foi criada a mais antiga instituição do ensino superior nos EUA. Já o cálculo só foi descoberto cerca de 50 anos mais tarde. Em 1684, graças a Gottfried Leibniz e em 1687, graças a Isaac Newton (e as inúmeras melhorias de posteriores matemáticos).
14. Alasca é o mais oriental e ocidental estado dos EUA
Alasca é, claramente, o estado mais setentrional nos EUA graças às suas Ilhas Aleutas que estão no Hemisfério Ocidental e no Hemisfério Oriental.
15. Há mais tempo a separar o Stegosaurus e o Tiranossauros Rex do que o Tiranossauros Rex e nós
Ao contrário do que possa parecer em alguns filmes de animação, nem todos os dinossauros viveram juntos. O dinossauro Stegosaurus já tinha sido extinto à cerca de 80 a 90 milhões de anos antes do aparecimento do T-Rex, fazendo com que este esteja muito mais perto de nós no tempo (estamos separados por cerca de 65,5 milhões anos).
16. Um parque na Austrália fica totalmente submerso a cada primavera
O parque Grüner See, em Styria, é chamado o Lago Verde. Na primavera este fica totalmente submerso, sob 30 metros de água, devido ao gelo que derrete nas montanhas Hochschwab. Bancos, árvores e caminhos ficam debaixo de água e os mergulhadores vêm à região para ver este surpreendente espetáculo.
17. O problema de Monty Hall
O problema de Monty Hall é um problema matemático que surgiu a partir de um concurso televisivo muito popular nos EUA, o “Let’s Make a Deal”, apresentado por Monty Hall, nos anos 70.
No programa, o apresentador dava a escolher ao concorrente uma de três portas – numa delas estaria o grande prémio, nas outras duas algo sem valor. Sabendo onde se encontrava o prémio, o apresentador abria uma das restantes, ficando o concorrente a saber que o prémio só poderia estar ou na que escolheu ou na outra ainda fechada. Chegados a este ponto do programa, o apresentador perguntava depois de o participante pretendia manter a escolha inicial ou, pelo contrário, mudar de porta.
Parece indiferente, não é? Afinal, com duas portas, a probabilidade será sempre de 50%, certo? Errado. Veja o vídeo: