Kelly Slater, líder do Circuito Mundial ASP, triunfou nas ondas lusas, ao bater o “rival” sul-africano Jordy Smith, segundo na hierarquia, na final do Rip Curl Pro Portugal.
Na praia de Supertubos, em Peniche, Slater, nove vezes campeão do Mundo, ganhou a oitava etapa do circuito com 13,33 pontos, contra 11,43 de Jordy Smith.
Kelly Slater nunca tinha conseguido vencer no nosso país.
A etapa portuguesa do “Dream Tour” foi a penúltima da temporada de 2010. Ficam a faltar apenas as provas de Porto Rico (novembro) e do Havai (dezembro).
” Foi de facto uma final lenta uma vez que nenhum de nós conseguia apanhar uma sequência de ondas” afirmou Kelly Slater, ” Eu estava a tentar apanhar ondas mas nenhum de nós conseguia apanhar uma onda sólida, eu tive facto tive que me acalmar ao apanhar as ondas e esperar pelas que realmente eram boas. o Jordy Smith tem todo o talento do mundo e é capaz de fazer um bom resultado a qualquer altura. Nada estava acabado até tocar a buzina.”
” Nós divertimo-nos muito aqui em Portugal” afirmou Jordy Smith ” Apanhámos ondas muito boas. Eu estava maravilhado de estar na final com o Kelly. Estou maravilhado por ainda estar na disputa com ele. Ele aquela pessoa que sempre admirei a minha vida toda e é uma honra estar tão perto dele no ranking. Estou desejoso pela próxima etapa e espero que apanhemos mais boas ondas.”
Mick Fanning, detentor do titulo do circuito mundial da ASP e atual nº 3 do evento, foi eliminado no Round 3 e, com a vitória the Slater, deixou de ter a hipotese que ganhar o titulo este ano.
O circuito mundial da ASP prossegue em Porto Rico de 30 de Outubro e 10 de Novembro de 2010.