O Rip Curl Pro Portugal é a oitava etapa do Circuito Mundial de Surf 2010.
As ondas enormes e tubulares da praia de supertubos recebem os 32 melhores surfistas da atualidade, quando faltam apenas três provas para o final da temporada (Peniche, Porto Rico e Havai).
Supertubos é um “beach break” situado a sul de Peniche conhecido pelas ondas tubulares. O ano passado as ondas subiram aos três metros e no final foram muitos surfistas a afirmar que a praia de supertubos era o “Havai da Europa”. O site que faz a previsão oficial para a organização (Magicseaweed) avança com uma previsão de ondas enormes já para os primeiros dias de campeonato.
Os eventos do mundial de surf da ASP – Associação Profissional de Surfistas são móveis. A organização pode alterar a qualquer momento o local da competição para a praia dos Belgas ou mesmo para o Baleal, caso as famosas ondas de supertubos não funcionem. Os Belgas ficam situados a norte da península do Baleal e possui diversos picos de surf.
O norte-americano Kelly Salter é o principal favorito ao título mundial, após as vitórias na Austrália, nos Estados Unidos, e os segundos lugares no Brasil e em França. Slater está em vantagem para conquistar a sua décima vitória no ASP World Tour. No entanto, existem dois surfistas com possibilidades reais de conquistar o título: Jordy Smith, um sul-africano, e Mick Fanning, australiano (duas vezes campeão do mundo). A supremacia do norte-americano é notória igualmente nos prémios monetários, que ascendem a cerca de 152 mil euros só em 2010 e 1,6 milhões de euros ao longo de toda a carreira como surfista profissional.
Destaque para a presença de surfistas como Andy Irons, Dane Reynolds, Taj Burrow, Owen Wright, Bobby Martinez, os irmãos Hobgood, e, claro, o português Tiago Pires, atual n.º 15 do mundo.
Neste regresso do Circuito Mundial a Portugal, Tiago Pires vai enfrentar, na sétima bateria da primeira ronda de competição, os australianos Adrian Buchan e Matt Wilkinson. Em 2009, Tiago foi eliminado logo na primeira fase pelo norte-americano Nathaniel Curran.
A prova feminina pode ter início já está quinta-feira. Coco Ho, vencedora do Rip Curl Search 2009, em Peniche, definiu como objetivo a defesa do título conquistado em Portugal e o procurar aproximar-se dos primeiros lugares da classificação do circuito mundial feminino.
Veja o final da última prova em Hossegor com Kelly Slater e Mick Fanning: