O Benfica manteve-se este sábado colado ao Sporting de Braga na líderança da Liga Sagres ao vencer o Vitória de Guimarães, por 3-1, num jogo da 17ª jornada no qual Carlos Martins foi o homem do jogo: fez dois golos” e… foi expulso.
Aos 16 minutos, o jogador argentino surgiu isolado na cara de Nilson, rematando para dentro da baliza, depois de ter deixado para trás dois defesas vimaranenses.
Aos 32 minutos, Nuno Assis, que ouviu várias assobiadelas no Estádio da Luz, onde já envergou a camisola “encarnada”, repôs a igualdade, com um golo conseguido numa jogada de contra-ataque da equipa de Guimarães, que se apresentou com várias baixas no sector defensivo.
Carlos Martins, após passe de Aimar, aos 51 minutos, voltou a colocar os encarnados em vantagem, desfeiteando o guardião Nilson, que até este jogo nunca tinha sofrido golos na Luz.Apesar de o Vitória de Guimarães ter criado várias situações de perigo, o Benfica acabou por dilatar a vantagem aos 60 minutos, com Carlos Martins a bisar, respondendo da melhor forma a um passe de Óscar Cardozo, com um pontapé fortíssimo ao ângulo esquerdo.
Carlos Martins acabou por ser expulso aos 72 minutos, por acumulação de amarelos, depois de ter visto o segundo amarelo por ter colocado a mão na bola.
Em vantagem númerica, o Guimarães conseguiu ser mais perigoso, mas a falta de pontaria e a ificácia de Quim impediram que chegasse ao golo. O Benfica, por seu turno, viu Cardozo desperdiçar ocasião soberana e Saviola obrigar Nilson a fazer a defesa da noite.
FC Porto goleia na Madeira
O FC Porto goleou este sábado na Madeira o Nacional, por 4-0, em jogo da 17ª jornada da Liga portuguesa de futebol, marcado pelo polémico primeiro tento dos “dragões”, marcado por Varela de grande penalidade.
O golo foi apontado, aos 30 minutos, mas Varela acabaria por bisar, aos 85, tendo os restantes dois golos dos tetracampeões nacionais sido apontados Falcão, aos 44 e 62 minutos. O Nacional ficou reduzido a 10 elementos, por expulsão de Alex Bruno, jogando, dessa forma, durante uma hora.
Braga vence Sporting e continua líder
Um golo de Paulo César permitiu hoje ao líder Sporting de Braga bater em casa o Sporting por 1-0 e manter o pleno de vitórias sobre os “grandes”, na abertura da 17.ª jornada da Liga de futebol.
O avançado brasileiro marcou aos 31 minutos, com a preciosa ajuda de um desvio em Tonel que traiu Rui Patrício, possibilitando aos “arsenalistas” a repetição da vitória de Alvalade (2-1) e as conseguidas nas recepções a FC Porto (1-0) e Benfica (2-0).
Com este resultado, o “onze” comandado por Domingos Paciência garantiu a manutenção do primeiro lugar, contando – com mais um jogo – três pontos de avanço sobre os “encarnados”, nove em relação aos tetracampeões e quinze sobre o adversário desta sexta-feira.
O Sporting, por seu lado, quebrou a série de vitórias que vinha conseguindo e inicia da pior maneira um ciclo complicado, durante o qual vai defrontar, entre outros, o FC Porto e o Benfica, para a Taça de Portugal e a Taça da Liga, respectivamente.