É um aviso a quem pudesse pensar que as novas funções o afastariam da intervenção política. Em entrevista ao programa “Irrevogável”, da VISÃO (para ver em vídeo aqui, no Facebook ou ouvir em podcast nos links abaixo), Francisco Assis recusa a ideia de que, agora, resta-lhe o silêncio. “Não estou a ser silenciado, não sou silenciável nem julgo que alguém me queira silenciar.” O ex-eurodeputado – uma voz crítica do Governo de António Costa – garante ainda que não encarou as novas funções como um presente envenenado de quem o tentasse afastar do palco mediático. “Nunca estive no barco da liderança”, confessa agora, ao mesmo tempo que aplaude o “corte radical” com o “mau ambiente” que se vivia entre os dois principais partidos em Portugal. “É importantíssimo que haja um diálogo permanente entre PS e PSD”, defende.
Por um lado, Assis defende que “as sociedades têm de viver de conflito” e que “a sociedade portuguesa deve valorizar conflito”, ainda que não possa ficar “refém” desse confronto de posições. Por outro lado, no Conselho Económico e Social, a palavra de ordem será, precisamente, a procura de “diálogo”. Desde logo, com os setores que, à partida, lhe seriam mais distantes.
Conotado com a ala mais conservadora do PS, Francisco Assis considera que isso não lhe trará dificuldades acrescidas para conseguir entendimentos onde a CGTP – braço sindical do PCP – também possa entrar. “Procurarei manter um diálogo permanente com a CGTP”, garante, sem concretizar se são mais os obstáculos ou os contributos para a definição de acordos alargados. A central sindical, considera Assis, “tem um papel absolutamente relevante a desempenhar no país”.
De Rui Rio, diz que é um “amigo”. De Marcelo Rebelo de Sousa, destaca a “superior inteligência”. E admite que esteve “poucas vezes” no Largo do Rato, sede do PS, nos últimos anos. “O que não quer dizer que não venha a frequentar mais”, acaba por ressalvar.
Para ver em video:
IRREVOGÁVEL. Estreia com Francisco AssisPrograma semanal de entrevistas da VISÃO, com os protagonistas políticos que dão que falar, marcam a agenda e acrescentam ao debate público. Estreia com Francisco Assis.
Publicado por Revista Visão em Quarta-feira, 15 de julho de 2020
Para ouvir em podcast: