O ministro dos Assuntos Parlamentares anunciou esta quarta-feira, através de um artigo de opinião publicado do Jornal de Notícias, que é o candidato do PSD à Câmara Municipal do Porto nas eleições autárquicas. “Hoje anuncio, por isso, a minha candidatura à presidência da Câmara Municipal do Porto. Faço-o com sentido de missão, com entusiasmo e com a felicidade inédita de quem partilha um sonho antigo: o sonho de entregar-me à construção de um Porto ainda mais humano, dinâmico e próspero, onde todos possam viver tranquilamente e com dignidade”, escreveu.
No artigo, o governante salientou que a sua candidatura não é sobre ele próprio, mas sobre todos os portuenses. “Esta candidatura não é sobre mim, é sobre todos nós. Juntos, podemos construir uma cidade mais inclusiva, mais preparada, mais competitiva”, disse.
Duarte mencionou ainda os desafios que considera serem mais urgentes na cidade, incluindo a segurança, a mobilidade e a habitação. “Na última década, testemunhámos uma vertiginosa transformação na cidade. A adaptação contínua a essa mudança exige imaginação, audácia e, sobretudo, humanidade. A segurança, com criminalidade inaceitável; a mobilidade, com trânsito intolerável; e a habitação, com preços incomportáveis, são desafios urgentes que exigem respostas novas e eficazes”, referiu.
Além de Pedro Duarte, estão também na corrida pela Câmara Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU), Miguel Côrte-Real (Chega), Aníbal Pinto (Nova Direita) e os independentes Nuno Cardoso e Tino de Rans.
As eleições devem decorrer entre 22 de setembro e 14 de outubro de 2025.