Mais longe de uma maioria absoluta individualmente, mas mais próximos um do outro. PS e PSD aparecem em queda no barómetro da Intercampus, publicado nesta sexta-feira, mas em alta na popularidade, medida por uma sondagem da Aximage. O PS continua a reunir mais intenções de voto do que qualquer outro partido (29,4%, de acordo com o estudo da Intercampus) e António Costa dará um primeiro-ministro melhor que Rui Rio, pois, segundo os resultados obtidos pela Aximage, é mais competente e solidário. No entanto, Rui Rio é mais honesto.
O primeiro-ministro continua a ser o líder com maior grau de confiança dos portugueses. António Costa surge como o preferido de 51% dos entrevistados da sondagem da Aximage, publicada no JN, DN e na TSF para continuar a governar o país, face aos 25% de Rui Rio. Mesmo assim – e apesar de o líder socialista recolher melhor pontuação em todos os outros parâmetros, como a competência e a solidariedade -, o social democrata ultrapassa-o no parâmetro da honestidade. Rio obtém 25% dos resultados aqui, contra 24% de Costa. Ou seja, Costa recolhe mais criticas positivas, mas é Rui Rio quem mais cresce, se olharmos para os resultados de estudos de opinião anteriores, realizados pela Aximage. Rio sai reforçado das eleições internas, em que venceu Paulo Rangel.
Todavia, isto não se encontra espelhado na sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã, CMTV e para o Jornal de Negócios, que avalia a progressão dos partidos, a um mês e meio das eleições legislativas. PS e PSD desceram face ao mês anterior, nos resultados do mesmo barómetro. Os socialistas reúnem agora 29,4% das intenções de voto (menos 5,3 pontos percentuais) e os sociais democratas têm 22,2% (menos 2,8 pontos).
Crescem os partidos mais pequenos à direita: o Chega conquista mais 1,8 pontos e tem agora 7,4%, ultrapassando o Bloco de Esquerda (que tem 5,5%). A Iniciativa Liberal, também em ascensão, apresenta-se co 5,3% – mais do que a CDU (3,7%) e que o PAN (2,9%).