Longe vão os tempos em que milhares de portugueses aproveitavam as férias para viajar pelo mundo. As grandes cidades europeias e as praias paradisíacas eram os principais destinos dos turistas nacionais. No entanto, na última década, com a crise financeira e as políticas de austeridade entretanto adoptadas, os planos de férias mudaram radicalmente. Os portugueses continuam a sair, mas optam por ficar no País. E por períodos cada vez mais curtos, ao contrário do que acontece com a maioria dos europeus.
Mesmo com pouco dinheiro na carteira, muitos continuam a rumar ao Algarve nos meses do verão, em particular em agosto, para gozar em média uma semana de férias. A maioria dos viajantes é oriundo das regiões Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo. Apenas 10,8% dos nossos turistas saem para o estrangeiro. Menos dois terços do que a média europeia. Pior do que nós só os gregos e os búlgaros.
Como anfitrião, Portugal recebe cada vez mais turistas. O número de estrangeiros que entra em Portugal é equivalente a 26% da população nacional. Mesmo assim, ainda estamos muito aquém do que se passa nos outros países da Europa.
![06 Site_turismo.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/982672906-Site_turismo.jpg)