Mário Centeno não foi hoje a Amesterdão para a reunião do Eurogrupo. Mas mesmo que tivesse marcado presença, dificilmente os jornalistas mais desatentos o conseguiriam reconhecer. É que a organização distribuiu pelas delegações e imprensa internacional um papel onde em vez da fotografia do ministro das Finanças português aparece no seu lugar a imagem de José Gomes Ferreira, jornalista da SIC.
Sem gravata, Gomes Ferreira destoa do resto dos ministros que com ele partilham o palco do dito papel e a sua imagem fez, segundo o Diário de Notícias, franzir o sobrolho dos representantes do Ministério das Finanças, esta manhã.
Em representação de Mário Centeno está o secretário de Estado Ajdunto, do Tesouro e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix.
A coincidência de dois nomes entre o jornalista e o ministro pode ajudar a compreender a gafe. É que o nome completo do governante é Mário José Gomes de Freitas Centeno e, se colocado numa pesquisa normal das imagens do google, dá lugar a um conjunto de fotografias relacionadas onde aparece a tal fotografia de José Gomes Ferreira, incluída na lista de ministros distribuída no Eurogrupo de hoje.
José Gomes Ferreira é o autor do livro “O meu programa de Governo”.