O ministro da Administração Interna determinou a abertura de um procedimento disciplinar contra o agente da PSP que desferiu uma bastonada na direção da fotojornalista Patrícia Moreira, na quinta-feira, 22 de março, no Chiado.
No despacho, Miguel Macedo refere também a abertura de um inquérito que permita investigar as agressões por parte de elementos do Corpo de Intervenção ao fotojornalista José Sena Goulão e a uma senhora que se encontrava no Largo do Chiado na altura da carga policial.Os inspetores têm luz verde para apurar ainda os detalhes de uma queixa contra agentes da PSP apresentada por outro cidadão diretamente na IGAI.
O relatório efetuado pelo organismo liderado pela juíza Margarida Blasco, refere ainda que a atuação do dispositivo policial foi proporcional às ações hostis dos manifestantes, considerando como “pontuais” e “individuais” os comportamentos incorretos de alguns polícias.
Miguel Macedo determinou que a PSP entregue na IGAI as conclusões de uma auditoria sobre os critérios e as soluções táticas utilizados pela polícia. O ministro garantiu hoje perante os deputados da Assembleia da República que esse relatório estará concluído dentro de poucos dias.