A nuvem está a atingir toda a região do norte do país e a zona atlântica até aos Açores, tendo obrigado ao encerramento dos aeroportos do Porto e das ilhas açoreanas.
As cinzas da nuvem vulcânica levaram ao cancelamento de 223 voos nos aeroportos portugueses até às 12h00, dos quais 119 no Porto, anunciou hoje a ANA.
Um comunicado da ANA Aeroportos de Portugal refere que no aeroporto de Lisboa foram cancelados 71 voos, sendo que 36 se referem a partidas e 35 a chegadas.
O aeroporto Francisco Sá Carneiro regista 119 cancelamentos, dos quais 62 são chegadas.
A situação em Faro está normal, não se registando qualquer cancelamento.
Nos Açores foram cancelados 25 voos e na Madeira, onde a gestão aeroportuária é da responsabilidade da ANAM, foram anuladas oito ligações.
A ANA Aeroportos de Portugal aconselha todos os passageiros que tenham os seus voos planeados para hoje e segunda feira a contactar as companhias aéreas em que pretendem viajar ou as suas agências de viagem para conhecerem a situação aplicada às suas ligações aéreas antes de se dirigirem para os aeroportos.
O vulcão islandês Eyjafjll entrou em erupção a 21 de março, tendo provocado uma nuvem de cinzas que afetou o movimento aéreo no espaço europeu e, depois de um abrandamento, a actividade voltou a intensificar-se na passada quinta feira à noite.