D. Filipe I de Portugal é um ilustre desconhecido para a maioria dos portugueses, “cancelado” pela História pós-restauração da Independência em 1640. Mas o neto mais velho de D. Manuel I, filho da imperatriz Isabel de Portugal e de Carlos V, é um personagem fascinante, como é extraordinária (e ainda mais ignorada) a mulher que lhe fez frente, Catarina de Portugal.
Isabel Stilwell acaba de lançar um livro sobre esta figura fascinante e segue-lhe os passos num novo videocast, em parceria com a VISÃO, com uma viagem aos lugares que marcaram a luta pela coroa de Portugal. Para ver em vídeo ou ouvir em podcast.
2º Episódio – Alcácer-Quibir, a batalha que muda o destino de Portugal

Um cometa com a cauda apontada a África foi o derradeiro sinal de que estava na hora de avançar. D. Sebastião, que há muito fazia orelhas moucas aos apelos do cardeal D. Henrique e de Felipe II de Castela partiu de Lisboa em Junho de 1578, à cabeça de um exército de cerca de 23 mil homens, tão seguro da proteção divina que nem sequer indicou um herdeiro. O embaixador castelhano que seguia com ele estranha a euforia e escreve a D. Filipe que nunca viu um povo caminhar tão alegremente para a tragédia.
O projeto oficial era tomar a partir do mar o porto de Larache, mas D. Sebastião alimentava há muito um plano secreto muito mais ambicioso e que só revelou em Arzila: aliado a Xarife, o sultão deposto pelo tio Mulei-Maluco, avançariam por terra em direção à importante vila de Alcácer-Quibir, que tomariam. Mas, depressa se tornou evidente a dificuldade de conduzir uma caravana de milhares de homens, mulheres e crianças, para além das carroças que transportavam armaduras, munições, água e víveres, através de um terreno arenoso, e sob um sol escaldante. O rei decide voltar ao ponto de partida, mas já é tarde demais. Encurralados entre dois rios, os portugueses não têm outra solução senão enfrentar o exército de Mulei Maluco, num campo onde hoje existe uma aldeia chamada Suaken.
A 4 de Agosto de 1578, em pouco mais de quatro horas, Portugal perdeu muito mais do que uma batalha…
VEJA AQUI O VIDEO
PARA OUVIR EM PODCAST