As forças ucranianas continuam a “repelir” as tentativas da Rússia de ocupar o sul da cidade de Mariupol, segundo um relatório do serviço de informação militar publicado hoje pelo Ministério da Defesa do Reino Unido.
No mais recente relatório, publicado na conta do ministério britânico na rede social Twitter, é referido que “apesar dos intensos combates, as forças ucranianas continuam a repelir as tentativas russas de ocupar o sul da cidade de Mariupol”.
O documento também indica que “as forças russas, posicionadas noutras partes da Ucrânia, enfrentaram mais um dia de progresso limitado com a maioria de suas forças paralisadas”.
“Várias cidades ucranianas continuam a sofrer intensos bombardeamentos aéreos e ataques de artilharia russos”, de acordo com o relatório.
O documento lembra que, segundo dados divulgados pelas Nações Unidas, “mais de 10 milhões de ucranianos estão agora deslocados internamente em consequência da invasão russa”.
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 925 mortos e 1.496 feridos entre a população civil, incluindo mais de 170 crianças, e provocou a fuga de mais 10 milhões de pessoas, entre as quais 3,48 milhões para os países vizinhos, indicam os mais recentes dados da ONU.
Segundo as Nações Unidas, cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.
CSR // SB