No palco, uma luz recaía sobre Amelia Anisovych, cuja voz era o único som a ouvir-se na sala de concertos do Atlas Arena, em Lodz, na Polónia. A plateia lotada com cerca de 10 mil pessoas, segundo a ABC News, ouvia atentamente a menina de sete anos que já havia impressionado o mundo com a sua versão de “Let it go”, a famosa música do filme Frozen, num vídeo viral. Nessa altura, cantava num abrigo apertado com várias pessoas que se escondiam dos ataques do exército russo. Agora, perante uma plateia que se estendia a 40 países onde o concerto estava a ser emitido, cantava o hino do seu país, preso numa luta em nome da liberdade.
A realidade de Amelia mudou muito desde que foi obrigada a abandonar o seu país, um palco da guerra, e a refugiar-se na Polónia, em casa da avó, onde está, agora, em segurança. A jovem menina ficou inicialmente conhecida depois de um vídeo partilhado no Facebook por Marta Smekhova, a 4 de março, cerca de uma semana depois do começo da guerra na Ucrânia. O vídeo original já não está, segundo a ABC News, disponível, mas vários excertos continuam a ser partilhados, com alguns a ultrapassarem as milhões de visualizações.
No vídeo, Amelia encontrava-se num abrigo antibomba, juntamente com outras pessoas que se escondiam dos ataques do inimigo, onde cantava a sua versão da música “Let it go”, em ucraniano, uma performance que comoveu pessoas em todo o mundo. Depois de ter cantado numa arena, terá conquistado, com certeza, ainda mais fãs.
Amelia foi responsável por abrir o concerto de caridade “Together with Ukraine” (Juntos pela Ucrânia), cujo objetivo era angariar dinheiro para a Ação Humanitária Polaca, uma instituição de caridade que ajuda refugiados ucranianos, como o é a própria Amelia. Vários outros artistas polacos e ucranianos subiram também ao palco, segundo o que conta a estacão de televisão polaca TVN, que fez a transmissão ao vivo do concerto.
Já no palco, Amelia cantou o hino ucraniano cuja primeira frase pode ser traduzida em português para “A liberdade da Ucrânia ainda não pereceu, nem a sua glória //Para nós, companheiros ucranianos, o destino voltará a sorrir mais uma vez”. A plateia permaneceu em silêncio durante a atuação e acompanhou a jovem ucraniana com uma lanterna, criando um mar de milhares de luzes.
Mais tarde, Amelia voltou a subir ao palco com a cantora e atriz Tina Karol, que terá, segundo a TVN, convidado a jovem para um dueto. De acordo com o canal de televisão, Tina conheceu Amelia três semanas após o começo da guerra, em Varsóvia. Tina contou ao órgão de comunicação que queria fazer algo pela jovem e, lembrando o seu talento, decidiu convidá-la para cantar um dueto. “A criatividade, como nada mais, ajuda as crianças a lidar com o stress”, acrescentou a cantora.
Outras personalidades, ligadas, nomeadamente, ao filme Frozen, cuja interpretação da música “Let it go” apresentou o talento de Amelia ao mundo, também já aplaudiram a menina, segundo a ABC News. Entre elas, Idina Menzel, que deu voz a Elsa na versão original em inglês, Josh Gadd, que deu vida à personagem Olaf e ainda a coautora da própria música, Kristen Anderson-Lopez.
Numa entrevista à BBC Breakfast, Amelia agradeceu todo o apoio das pessoas e admitiu fazer treinos de voz “de manhã, de tarde e à noite” porque cantar “sempre” foi o seu “sonho”.
Atualmente, e segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Alto Comissariado da ONU para Refugiados, o número de cidadãos ucranianos que fugiram do país devido à invasão russa alcançou os 3,48 milhões, sendo que a maioria são crianças, mulheres e idosos.