As sondagens apontam para um favorito claro: Joe Biden. Mas os especialistas avisam que Donald Trump ainda tem hipóteses reais de vencer as eleições presidenciais norte-americanas. O site FiveThirtyEight estima que essa probabilidade é de 10% que, para se concretizar, exigirá que o Presidente dos EUA bata as sondagens em múltiplos Estados, da Florida à Pensilvânia.
Numa altura em que a polarização política está em níveis históricos, são duas Américas muito diferentes que vão a votos, avaliando um Presidente que mantém a lealdade de grande parte do Partido Republicano, mas com dificuldades em conquistar independentes.
Ainda sem resultados concretos, o que já sabemos é que esta poderá ser a eleição com a maior participação de sempre dos eleitores americanos, com uma utilização também recorde do voto por correspondência. Números que sugerem um grande entusiasmo com este escrutínio.
Para que uma vitória de Trump seja possível, será necessário que as sondagens estejam ainda mais erradas do que se revelaram estar em 2016. É possível que no início da noite tenhamos já alguns sinais de que é isso que irá acontecer. Estados como a Florida tendem a ser rápidos a fazer contagens iniciais: uma vitória democrata torna o caminho de Biden praticamente à prova de bala, enquanto boas notícias para Trump significarão provavelmente uma longa noite.
Veja aqui o programa FOCO EUA, com o comentário às eleições norte-americanas e perceba os cenários que podem levar a uma vitória de Trump ou de Biden, com Mafalda Anjos, Rui Tavares Guedes, Filipe Fialho e Nuno Aguiar.