A polícia norte-americana retirou as barricadas e começou a desmantelar um acampamento de manifestantes pró-palestinianos na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), de acordo com os meios de comunicação social locais.
A operação começou depois de centenas de manifestantes não terem seguido as ordens das autoridades para abandonarem o campus e cerca de 24 horas depois de grupos pró-Israel terem atacado um acampamento de tendas, noticiou a agência de notícias Associated Press (AP). Enquanto se manifestavam, os estudantes gritaram “onde estiveste ontem à noite?”, em referência aos confrontos da noite anterior.
De acordo com a mesma agência, ouvem-se no recinto várias explosões originadas por dispositivos de luz brilhante com o objetivo de dispersar a multidão e vários helicópteros da polícia sobrevoam a universidade.
Centenas de pessoas tinham-se reunido no campus, tanto no interior de um acampamento de tendas barricadas como no exterior, em apoio aos palestinianos, devido à guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas. Ouviu-se o som de granadas de atordoeamento à medida que a polícia avançava.
Segundo um balanço avançado pelos media locais durante esta manhã, pelo menos 1600 estudantes já foram detidos nos protestos que decorreram em 30 universidades norte-americanas.
Com Lusa