O influencer e antigo pugilista Andrew Tate e o seu irmão, Tristan Tate, foram esta segunda-feira novamente detidos na Roménia por suspeitas de crimes sexuais, depois de um mandado de detenção europeu emitido pelo Reino Unido.
As alegações, que ambos “negam inequivocamente” remontam ao período entre 2012 e 2015. “Este reavivar desconcertante de acusações de há uma década deixou os irmãos Tate consternados e profundamente perturbados. Rejeitam categoricamente todas as acusações e manifestam a sua profunda deceção pelo facto de acusações tão graves serem ressuscitadas sem novas provas substanciais”, lê-se num comunicado publicado pelos advogados dos irmãos.
Segundo a Sky News, os irmãos vão ser extraditados para o Reino Unido a mando de um tribunal na Roménia, país onde vivem atualmente. “Os dois detidos compareceram ao tribunal de apelação em Bucareste, onde foi decidido que seriam extraditados após a conclusão de processos judiciais na Roménia”, lê-se na página.
Não é a primeira vez que Andrew e Tristan Tate estão envolvidos em casos deste género. Em 2022, o ex-lutador de kickboxing e Tristan foram acusados de violação e tráfico de seres humanos na Roménia, mas estavam em liberdade desde agosto de 2023 após terem vencido o recurso que terminou a sua prisão domiciliária.
Na altura, as autoridades romenas acusaram Andrew Tate de recorrer a estratégias de intimidação, como ameaças de agressões físicas, para forçar mulheres a produzirem vídeos de cariz erótico e pornográfico para serem exibidos na plataforma online OnlyFans, cujos utilizadores pagam uma subscrição mensal para acederem aos conteúdos de cada conta/pessoa.
Essas contas seriam controladas pelos irmãos Tate, que lucrariam com as verbas obtidas através das subscrições, na ordem das dezenas de milhares de euros.
Quem são os irmãos Tate?
Andrew Tate, 37 anos, é antigo campeão mundial de kickboxing, tendo acumulado milhões de seguidores nas redes sociais. Sempre polémico, colecionou comentários misóginos, por exemplo apelidando as mulheres de cadelas ou dizendo que o lugar delas é em casa, o que já lhe valeu a suspensão das suas contas nas principais redes sociais.
O influencer foi um dos concorrentes do 17.º Big Brother britânico, tendo sido expulso do programa depois de ter surgido um vídeo no qual aparecia a bater numa mulher.
Tate criou ainda a Hustler’s University, um clube privado em que que os seus membros podem ganhar até 100 mil dólares através de aulas sobre investimentos e recrutando outros membros para a empresa, afirma.
Neste momento, nenhum dos irmãos tem redes sociais, devido a terem violado as políticas da empresa Meta. O TikTok também cancelou as suas contas, e uma pesquisa pelo nome do influencer nesta rede social leva os utilizadores a esta mensagem: