Os ataques de hackers têm estado a aumentar nos EUA, com maior incidência nas instituições ligadas ao governo assim como aos serviços militares e de segurança, devido ao envolvimento norte-americano em diferentes conflitos mundiais. A segurança cibernética está tão ameaçada que pode até estar a chegar… às escovas de dentes elétricas.
Segundo os especialistas norte-americanos em segurança, milhões de escovas de dentes – com ligação a aplicações destinadas ao próprio funcionamento da escova – podem ser usadas em ataques massivos por se tratarem de dispositivos ligados à internet e interligados numa rede de computadores. A rede pode ser infetada com malware (programas ou ficheiros que prejudicam computadores, redes ou servidores) que permita o acesso a uma sobrecarga de sites e servidores um ataque DDoS – que tem como objetivo provocar uma sobrecarga do funcionamento de um site ou computador e assim impedir o seu funcionamento correto.
O cenário de ataque cibernético a escovas de dentes elétricas foi inicialmente apresentado pelo jornal suíço Aargauer Zeitung. No artigo, o meio de comunicação diz que prejudicar o funcionamento das escovas elétricas, cada vez mais populares entre a população, pode levar o setor a perder milhões de euros em vendas.
Contudo, a empresa de cibersegurança Fortinet ressalva que o ataque descrito pelo jornal suíço é, por enquanto, hipotético. Em entrevista ao The Independent, Stefan Züger, chefe de tecnologia de sistemas da Fortinet na Suíça, explica que ainda não há motivo para alarme, embora reconheça que, caso aconteça, estes ataques podem ainda afetar eletrodomésticos, webcams, campainhas, intercomunicadores de bebés e outros dispositivos com ligação à internet.
“Todos os dispositivos conectados à Internet são um alvo potencial – ou podem ser utilizados indevidamente para um ataque”, destaca Züger, que aconselha quem tenha tecnologias com ligação à internet a tomarem medidas de proteção. “Caso contrário, mais cedo ou mais tarde podem tornar-se vítimas”.