É a primeira pessoa a conseguir este marco no Tetris, jogo que foi desenvolvido em 1985 na União Sociética e lançado em 1989 no mundo. Willis Gibson, de 13 anos, de Oklahoma, EUA, chegou ao que parece ser o último nível deste desafio de empilhar blocos com a velocidade a aumentar, que muitos achavam, até agora, não ter fim.
A 21 de dezembro, o jovem filmou-se enquanto jogava a primeira versão de Tetris para a NES (Nintendo Entertainment System), mas as imagens foram apenas divulgadas na internet esta terça-feira. Gibson chegou ao nível 157, algo que até aqui nunca ninguém tinha conseguido e, logo a seguir, o jogo travou durante 38 minutos, sendo que o jovem registou um número recorde de pontuação e de linhas.
“Oh meu deus”, vê-se Gibson a gritar, nov vídeo partilhado. “Não consigo sentir os dedos”, afirma. O rapaz decidou este feito ao pai, Adam Gibson, que morreu em dezembro passado.
Voor het eerst heeft iemand #Tetris op de NES volledig uitgespeeld. En de reactie van de 13-jarige winnaar is het meest pure en lieve dat ik in lange tijd heb gezien.
— Bastiaan Vroegop (@BasVroegop) January 3, 2024
Voelt als een sporter die na jaren zwoegen een medaille wint. Word al emotioneel als ik er naar kijk. pic.twitter.com/4fK6KWIIBK
Willis Gibson começou a jogar Tetris em modo semiprofissional aos 11 anos. Treina cerca de 20 horas por semana, já participou em diversos torneios e, até ao momento, ganhou perto de 2800 euros em prémios. Em entrevista ao New York Times, conta que se sente atraído pela “simplicidade” do jogo. “É fácil começar a jogar mas é muito difícil dominá-lo”, admite.
O Tetris foi desenhado para, teoricamente, ser jogado para sempre. Contudo, durante muito tempo acreditava-se que era impossível passar do nível 29. Porém, em 2011, Thor Aackerlund chegou o nível 30 graças a uma nova técnica de jogo, que acabou por ser replicada por outros jogadores. Em 2018, o jogador EricICX alcançou o nível 146, sendo agora ultrapassado por Willis Gibson, que mostrou que é possível chegar ao 157.